Portal da Cidade Igrejinha

ESCASSEZ

Pró-Sinos alerta: estiagem exige consumo consciente de água

Rio dos Sinos chegou ao seu nível mais baixo na temporada e deve continuar diminuindo.

Publicado em 29/03/2020 às 22:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Com a escassez de chuvas no Estado, o Consórcio Pró-Sinos faz um importante alerta para a população dos municípios da bacia do Rio dos Sinos: o consumo consciente de água é a única forma de evitar a falta desse recurso tão importante em tempos de pandemia.

Em Campo Bom, onde se localiza a captação e o tratamento de água da cidade e de mais três municípios (Sapiranga, Estância Velha e Portão) esta semana, o nível do Rio dos Sinos chegou a 90cm – o menor desta temporada. O normal é entre 2m e 3m de água.

“O cenário é dramático. Ainda mais numa pandemia, quando a água é o principal insumo para prevenção do avanço do novo coronavírus”, alerta o secretário de Meio Ambiente de Campo Bom, João Flávio da Rosa.

O diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior, destaca que o engajamento da população é fundamental para que não haja desabastecimento. “Estamos muito próximos do limite. Hoje, as pessoas estão mais em casa, aumenta o consumo, mas todos precisam se conscientizar. Não se deve encher piscinas e lavar carros, calçadas, molhar plantas com mangueira neste momento”, orienta Hener.

Outra consequência da estiagem é que parte do esgoto das cidades fica retido nas tubulações. Assim que chover, todo o resíduo represado irá para o rio. Se o volume de chuva for pequeno, esse aumento da carga de matéria orgânica poderá produzir um consumo excessivo de oxigênio e acabar gerando a mortandade de peixes.

Faça a sua parte:

  • Evite lavar calçadas, carros, molhar plantas e encher piscinas até a situação normalizar.
  • Acumule a roupa para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima.
  • Ao lavar a louça, feche a torneira e utilize apenas para enxágue.
  • Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes.
  • Combata vazamentos mesmo que sejam apenas pingos.
  • Seja rápido no banho e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa.

Fonte:

Deixe seu comentário