Portal da Cidade Igrejinha

REGIÃO

Plano de ação é debatido durante encontro anual do Coredes

O encontro teve como ponto central de discussão a criação de um plano de ação que visa o desenvolvimento sustentável das regiões do Estado.

Publicado em 12/11/2018 às 04:06
Atualizado em

Presidente do Corede Paranhana/Encosta da Serra, Delmar Backes (ao microfone) relaciona prioridades da região com os outros 27 Coredes do RS (Foto: Claucia Ferreira/FACCAT)

Prefeito Tito Livio Jaeger Filho (2º à esq) falou sobre a importância da integração da comunidade com o seu município (Foto: Claucia Ferreira/FACCAT)

Ocorrido entre os dias 07 e 08 de novembro, no auditório 3 do Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o XXI Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes) teve como ponto central de discussão a criação de um plano de ação que visa o desenvolvimento sustentável das regiões do Estado.

Presente na solenidade de abertura do evento, ocorrida na manhã de quarta-feira (07), em companhia dos prefeitos de Parobé, Irton Feller; de Três Coroas, Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho; e de Igrejinha, que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), Joel Leandro Wilhelm, o prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, falou sobre os desafios dos gestores da região e da importância da integração cada vez maior da comunidade com o desenvolvimento de seu município.

“Nós que somos agentes políticos, que estamos constantemente visitando as pessoas, precisamos pensar em formas para fazer as pessoas estarem mais integradas com as nossas decisões. A comunidade precisa entender que a sua função não é a de apenas eleger seus representantes políticos ou de órgãos como o Corede, mas principalmente a de avaliar as nossas ações e ser mais participativa nas tomadas de decisões de seus municípios e Estado”, avaliou o prefeito de Taquara.

Durante seu discurso de boas-vindas aos representantes do Coredes do Estado, a presidente do Fórum dos Coredes/RS, Munira Medeiros Awad, destacou a parceria que os municípios do Corede Paranhana/Encosta da Serra mantém com os poderes Executivo e Legislativo e da importância de se fortalecer esse trabalho com o próximo Governo do Estado.

“O que esperamos do próximo governo é a mesma parceria que mantemos com os poderes Executivo e Legislativo. Neste momento, precisamos medir nossas ações, observar o impacto delas no presente e então alinhar o nosso planejamento estratégico para saber como vamos seguir pelos próximos quatro anos”, explicou Munira.

Segundo Delmar Backes, presidente do Corede Paranhana/Encosta da Serra e diretor-geral da Faccat, as prioridades dos municípios que compõem o Corede da região estão em sintonia com os outros 27 Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul, visando a implementação de planos estratégicos que beneficiem a vida da população gaúcha como um todo.

“Unidos, os 28 Coredes do Rio Grande do Sul congregam em blocos todas as prefeituras, os municípios e as comunidades. E o que estamos buscando hoje são alternativas não apenas para os municípios do Vale do Paranhana/Encosta da Serra, mas também para todas as outras regiões do Estado”, destacou Backes.

A programação do XXI Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos Coredes contou com palestras dos professores doutores Tomás Pinheiro Fiori e  Antônio Cargnin, que abordaram as temáticas da ação política na busca do desenvolvimento regional e a capacidade de implementar os planos estratégicos de desenvolvimento; a apresentação do projeto integrado da Defesa Civil no Paranhana, idealizado e apresentado pelo coordenador da Oficina Regional Voluntária de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Cláudio Silva da Rocha, que relatou a trajetória do trabalho da Defesa Civil da região; além de uma mesa redonda composta por Teonas Baunhardt (SPGG); Cintia Agostini (Coredes/RS); Hugo Chimenes (Coredes/RS) e Munira Medeiros Awad – Presidente do Fórum dos Coredes/RS, com o tema “Consulta Popular – Discussão de Proposta de Alternativas Metodológicas e Operacionais”.

Fonte:

Deixe seu comentário