Portal da Cidade Igrejinha

PARANHANA

Diretora do Presídio Estadual de Taquara busca a ressocialização dos apenados

Localizado na rua 17 de Junho, no bairro Morro do Leôncio, o Presídio Estadual de Taquara possui atualmente 270 detentos.

Publicado em 18/03/2019 às 08:30

Mara Pimentel (esq) relata ao prefeito Tito Livio Jaeger Filho que o Presídio Estadual de Taquara possui 270 detentos (Foto: Cleusa Silva/PMT)

Agente concursada da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) há dez anos, Mara Pimentel, a nova diretora do Presídio Estadual de Taquara assume sua nova função com a proposta de buscar a ressocialização dos 270 apenados do Vale do Paranhana. Outros temas também foram tratados com o prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho, na última sexta-feira (15), durante uma reunião de boas-vindas a nova diretora do presídio do município.

Para o prefeito Tito, um dos principais desafios a serem vencidos por Mara Pimentel será fazer com que os moradores de Taquara e do Vale do Paranhana passem a ter um outro olhar para os apenados, que não os vejam apenas como criminosos em cumprimento de seus delitos.

“Cada um dos detentos do Presídio Estadual de Taquara tem um histórico de vida diferente que o fez entrar no mundo da criminalidade. E muitos deles precisam apenas de uma chance para poder retornar a vida em sociedade após cumprirem suas obrigações com a Justiça”, analisa o prefeito de Taquara.

Durante a conversa, Mara explicou que pretende firmar parcerias com as prefeituras de Taquara, Parobé e Igrejinha, visando oferecer mão de obra dos detentos do regime semiaberto, para que possam auxiliar nos serviços de limpeza e manutenção das vias públicas, e assim se qualifiquem em profissões que possam seguir depois de cumprida sua condenação.

“Também pretendo buscar uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no campus de Rolante, para que possamos oferecer cursos profissionalizantes a todos os detentos que queiram sair de vez da criminalidade”, relatou a nova diretora do Presídio de Taquara.

Localizado na rua 17 de Junho, no bairro Morro do Leôncio, o Presídio Estadual de Taquara possui atualmente 160 presos em regime fechado e 110 apenados no semiaberto.

Fonte:

Deixe seu comentário