Portal da Cidade Igrejinha

POLÍTICA

Seis meses de trabalho pelo desenvolvimento econômico do estado e pelo Paranhana

O deputado Dalciso Oliveira (PSB) estreou na Assembleia Legislativa no dia 1º de fevereiro.

Publicado em 02/08/2019 às 08:00

(Foto: Divulgação/ALRS)

Na data de ontem (01) completaram seis meses desde o primeiro dia de trabalho. O deputado Dalciso Oliveira (PSB) estreou na Assembleia Legislativa no dia 1º de fevereiro. Representante do Vale do Paranhana, deixou muito claras suas pautas desde o início do mandato. Empresário e empreendedor oriundo das fábricas de calçados, como parlamentar, levantou a bandeira do setor coureiro-calçadista, segmento que já representou parcela significativa do PIB do Rio Grande do Sul.

Dalciso enfrenta o problema crescente do processo de desindustrialização que vem ocorrendo no estado. “Há índices de desemprego sem controle e consequente falta de geração de renda causada, quase que na sua totalidade, pela falta de um programa adequado de desenvolvimento para o Rio Grande”, frisa. Titular da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, o deputado preside a Subcomissão que debate os incentivos fiscais do Estado com todas as entidades representativas do setor e do poder público.

Ele também lançou a Frente Parlamentar em apoio ao setor coureiro-calçadista, buscando soluções para os graves problemas que o setor vem enfrentando nos últimos 20 anos. É preocupado com o atual cenário da política de incentivos fiscais. “Entendo que ela não é suficiente para manter a cadeia coureiro-calçadista em condições de igualdade comparada aos demais estados federados, que também produzem em considerável escala. É importante lembrar que o calçado é de expertise do povo gaúcho e está ameaçado”, alerta. 

O fomento à indústria do turismo também é pauta de Dalciso. “Temos esta fonte limpa e moderna de geração de renda e emprego que precisa de uma atenção especial para contribuir melhor com o desenvolvimento do RS”, afirma. Para aprofundar o debate foi lançada, em junho, a Frente parlamentar de fomento ao Turismo gaúcho. 

Recentemente, o parlamentar protocolou o PL 338 2019, que institui a cidade de Igrejinha como a capital do Voluntariado, declarando, ainda, o voluntariado de Igrejinha como bem de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Igrejinha promove a Oktoberfest, tradicional evento que durante todas as suas edições reuniu mais de 4 milhões de pessoas. “Esta festa é produzida por mais de 3 mil voluntários. Portanto, a cidade de Igrejinha tem propriedade para falar do seu voluntariado. Precisamos mostrar, não apenas para o Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil, a importância de associar o espírito do voluntariado e seu caráter social com as manifestações culturais tradicionais em sua cidade, no seu estado”, explica Dalciso. 

Ao avaliar este primeiro semestre o parlamentar destaca que o trabalho está só começando e que ainda há muito por fazer para ajudar o Estado a voltar a crescer. Dalciso adianta que, no próximo período, será lançada a Frente Parlamentar de apoio ao futebol profissional do interior, haverá mais audiências sobre o setor coureiro-calçadista e também atividades regionais referentes a frente de Fomento ao turismo. Também está prevista a entrega do relatório da subcomissão que debate os incentivos fiscais e os encaminhamentos sobre o tema.

Fonte:

Deixe seu comentário