Portal da Cidade Igrejinha

REPRESENTATIVIDADE

Secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha cumpre agendas na capital federal

Juliano Müller esteve na Esplanada dos Ministérios e no Congresso Nacional em atividades que irão impactar o desenvolvimento econômico nos próximos anos.

Publicado em 13/03/2024 às 09:35

(Foto: Divulgação / PMI)

(Foto: Divulgação / PMI)

(Foto: Divulgação / PMI)

Representando Igrejinha e a região do Paranhana, componente da Delegação sul-rio-grandense na 4º Conferência Nacional de Cultura e ainda como Coordenador de Relações Institucionais do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC Famurs), o Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller esteve na Esplanada dos Ministérios e no Congresso Nacional cumprindo uma agenda que irá impactar o desenvolvimento econômico através da cultura no Brasil, nos próximos anos.

Acompanhado de artistas e trabalhadores da Cultura, Juliano reuniu-se com o Senador Paulo Paim em busca da aprovação do Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura (que estava na pauta de votação) e entregou a Carta do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, que aponta as orientações para a gestão pública de Cultura nos municípios gaúchos, buscando apoio na implementação de soluções.

Na quarta-feira, Juliano acompanhou a aprovação do projeto que cria o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que tem o objetivo de garantir os direitos culturais, com a colaboração entre os entes federativos, para a gestão conjunta das políticas públicas de cultura, buscando a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico com o pleno exercício dos direitos culturais, sendo regido pelos princípios da diversidade das expressões culturais. O projeto prevê a criação do Sistema Nacional de Financiamento à Cultura (SNFC), que deverá articular os diversos instrumentos de financiamento público da área.

Representando o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC Famurs), acompanhado de artistas e trabalhadores da Cultura do RS, Juliano visitou a Câmara dos Deputados em busca de aprimorar as relações com o Legislativo Federal, principalmente no sentido de democratização e financiamento. Juliano também entregou a Carta do CODIC para levar ao conhecimento de todos os Deputados do RS (pois a reunião ocorreu institucionalmente com o líder da Bancada Gaúcha, Dionilso Marcon) os desafios enfrentados pelas Prefeituras na área da Cultura.

Com delegação composta de diversos segmentos da sociedade civil, Juliano reuniu-se com o Ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Marcio França, em busca de inclusão de mais atividades na modalidade de Microempresa Individual, o que formalizará mais profissões componentes da cadeia produtiva da Cultura.

Juliano participou, ao longo de cinco dias, de debates importantes que nortearão o Plano Nacional de Cultura (para a próxima década) e as Políticas Públicas para a área em todo o país. Trabalhou no “Eixo de Economia Criativa, Trabalho Renda e Sustentabilidade”; participou de Reunião Nacional dos Gestores Municipais; e, participou da Plenária Final, que aprovou trinta propostas prioritárias e algumas moções. Juliano destaca a aprovação da Política Nacional da Aldir Blanc como uma fonte contínua de recursos para que as Prefeituras fomentem as atividades culturais.

Entregou material de divulgação de Igrejinha e região a autoridades e lideranças, como ao Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares. Também promoveu o APP Turismo Igrejinha, divulgou o personagem gaúcho com sua pilcha e chimarrão, e ainda, participou do momento em que o músico Ernesto Fagundes ocupou o Palco Artístico levando a música gaúcha para as delegações dos demais estados presentes.

Ao final Juliano destaca: “Estivemos fazendo história na capital federal, em nome da minha cidade, da região e de todos os municípios do Estado do RS, articulamos e testemunhamos ações que eram aguardadas há vários anos. Também tivemos contato direto com as mais diferentes formas de Cultura de todo o país, seus povos, gêneros, crenças, saberes e fazeres que formam um mosaico diverso e com imenso potencial para gerar desenvolvimento, empregos e renda. Fomos protagonistas na valorização do Brasil que outros países buscam conhecer, usar de referência e até copiar.”

Fonte:

Deixe seu comentário