Portal da Cidade Igrejinha

MULHERES NO PODER

Debate sobre participação feminina nos espaços de poder é promovido em Igrejinha

O evento, organizado pela Justiça Eleitoral em parceria com a OAB Subseção Igrejinha, destacou a ampliação do debate acerca do tema da liderança feminina.

Publicado em 22/03/2023 às 15:30

(Foto: Divulgação / EJERS)

(Foto: Divulgação / EJERS)

(Foto: Divulgação / EJERS)

(Foto: Divulgação / EJERS)

(Foto: Divulgação / EJERS)

(Foto: Divulgação / EJERS)

(Foto: Divulgação / EJERS)

(Foto: Divulgação / EJERS)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), por meio da 149ª Zona Eleitoral (ZE) e da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) / Subseção Igrejinha promoveram, na última segunda-feira (20), o Painel “Participação feminina nos espaços de poder e tomada de decisão”, no município de Igrejinha.

O evento foi aberto pela vice-presidente e corregedora do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak. Ela destacou a ampliação do debate acerca do tema da liderança feminina e as conquistas recentes de mulheres, de direitos e de espaços de poder no país - por exemplo, dentro do poder judiciário.

Em seguida, falou a primeira palestrante da tarde, a advogada e ex-presidente do TRE-RS, Profa. Dra. Elaine Harzheim Macedo. Ela trouxe um histórico de mudanças legislativas que atenuaram a desigualdade de direitos entre homens e mulheres, porém ressaltou que ainda há muito a trilhar nesse sentido. A advogada defendeu que se discuta a possibilidade de adotar-se cotas de gênero também para cargos das eleições majoritárias - hoje elas existem apenas para candidaturas a cargos das eleições proporcionais.

A segunda palestra foi ministrada pela coordenadora da Comissão de Participação Institucional Feminina do TRE-RS, Débora do Carmo Vicente. A servidora apresentou estatísticas que mostram o atraso brasileiro, num quadro mundial, sobretudo na questão da participação feminina na política. Ela enfatizou que o desenvolvimento de novas líderes pode começar ainda nas escolas.

Também participaram do evento a juíza eleitoral da 149ª ZE, Dra. Renata Dumont Peixoto Lima, a promotora da Comarca de Igrejinha, Dra. Brenusa Marquardt Corleta, a juíza de direito da Comarca de Sapiranga, Dra. Paula Maurícia Brun, a juíza de direito da Comarca de Três Coroas, Dra. Vivian Feliciano, a presidente da OAB / Subseção Igrejinha, Dra. Bianca Edna Benetti, e os prefeitos de Igrejinha, Leandro Horlle, e de Três Coroas, Alcindo de Azevedo.

Fonte:

Deixe seu comentário