Portal da Cidade Igrejinha

EDUCAÇÃO

O brasileiro precisa dar mais importância à Educação

Um povo conformado jamais poderá chegar ao desenvolvimento sólido.

Postado em 04/07/2020 às 07:45

(Foto: Divulgação)

O que o fiasco da exoneração relâmpago do último ministro da Educação revela é bem mais profundo do que parece ser em um primeiro momento. Fica cada vez mais latente o fato de que não há convicção nem linha de trabalho. Em uma gestão de inúmeras trapalhadas, descontinuidades e polêmicas na área que deveria ser a que justamente recebe maior atenção do governo federal, a única coisa que não vemos é a indignação da sociedade. É como se tivéssemos banalizado o descaso com a Educação.

Infelizmente, o brasileiro é conformado com a qualidade de ensino no Brasil, mesmo sendo esse um dos maiores problemas nacionais, e que reflete em todos os níveis da sociedade. Como avançar assim? É impossível nos tornarmos um país com desenvolvimento sólido, com mais oportunidades e com melhor qualidade de vida se as exigências da sociedade não estão sendo acompanhadas pelas exigências educacionais. A verdade é que a educação básica está estagnada, e não dá nenhum sinal de melhora a curto prazo.

Mas calma, que piora. Quando enfim tivermos uma guinada educacional, quanto tempo ainda levaremos para sentir os efeitos? Teremos a paciência necessária ou cairemos na armadilha de pegar atalhos que apresentam resultados mais rápidos, porém frágeis? Esse erro já foi cometido em um passado recente, e a recessão econômica que vivemos hoje é fruto disso.

Apenas quando houver a consciência coletiva de que os problemas que enfrentamos (fome, desemprego, abismo social) são decorrentes de uma estrutura educacional deixada de lado, haverá indignação. E aí sim teremos caminho aberto para mudanças que levem a gestões mais técnicas e sintonizadas com a resolução dos problemas reais da sala de aula. Enquanto esse dia não chega, ficamos com os memes da queda de mais um ministro.

Luís Felipe Loro | Professor de Língua Portuguesa | Igrejinha/RS

Sobre o Autor

Professor de Língua Portuguesa nas redes municipais de Igrejinha e Sapiranga, com Graduação em Letras pela Universidade Feevale e especialização em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco. É especialista em Formação de Leitores pela Faculdade Internacional Signorelli e diretor do Instituto Desenvolver.

Luís Felipe Loro | Professor de Língua Portuguesa | Igrejinha/RS


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Entre em contato conosco: linktr.ee/portaligrejinha.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Receba as notícias de Igrejinha no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário