Portal da Cidade Igrejinha

INVESTIMENTOS

Soluções para todos os perfis: saiba como investir de forma eficiente em 2024

Especialista da cooperativa Sicredi Caminho das Águas dá dicas sobre ferramentas rentáveis.

Publicado em 17/01/2024 às 14:05
Atualizado em

(Foto: Lucas Willers)

As projeções do cenário econômico indicam redução nas taxas de juros em 2024. Caso se confirme, as estratégias podem ser diversas para garantir quantias convidativas que rendem a partir de aplicações. A Taxa Selic encerrou o ano passado em 11,75% - em queda, e as sinalizações são de que neste ano chegará a 9%. Mas antes de qualquer dado, o importante mesmo é conhecer o próprio perfil.

Segundo o gerente de Captação e Investimentos da Sicredi Caminho das Águas, Roberto Cazzetta, conhecer seus objetivos, prazos e valor disponível é o primeiro passo para colher bons frutos de investimentos.

Roberto Cazzetta | Gerente de Investimentos | Sicredi Caminho das Águas

Perfil do Investidor

A resposta sempre se dará de forma individual, pois antes de investir sempre é necessária uma análise do perfil do investidor. De maneira geral, estamos vivendo em um momento de juros elevados, embora em queda, e a renda fixa continua sendo uma boa opção porque a inflação está controlada.

Roberto Cazzetta | Gerente de Investimentos | Sicredi Caminho das Águas

Para os perfis que buscam rentabilidade maior, ativos de renda variável como ações, Bolsa de Valores e Fundos em Multimercados são exemplos práticos.

Precisar de muito dinheiro para investir é mito

Qualquer quantia é bem-vinda no mundo dos investimentos. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário aplicar quantias elevadas. “A gente diz que a partir de R$ 10 já é um investidor. O valor certo é o que cada um pode dentro das suas possibilidades. O investimento nada mais é do que um hábito. Mais importante que o valor é o processo”, explica Cazzetta.

Sicredi tem soluções para todos os perfis

Desde a poupança até programas como Sicredi Investe destinado a curto prazo, Letras de Crédito, Previdência, Fundos de Investimento e Bolsa de Valores - que seria o mais sofisticado, mas totalmente acessível.

Seguro de vida pode ser encarado como proteção e investimento

As contratações em Seguro de Vida não são culturalmente uma realidade no Brasil, mas são amplamente úteis. No Sicredi, não existem apenas os seguros que cobrem morte, mas os que cobrem em vida com indenizações por doença ou acidente, por exemplo. O seguro é uma forma de proteger o patrimônio, bem como, uma maneira de garantir que a família consiga se manter em caso da falta do titular. “Todo mundo deveria ter uma cobertura para riscos pessoais. Se a pessoa ficar sem renda, como vai sustentar seu estilo de vida? Torna-se ainda mais necessário se tiver dependentes”, afirma.

A Sicredi Caminho das Águas dispõe de especialistas para ajudar a comunidade a investir seus recursos de maneira segura, respeitando o perfil de investimento de cada um. Para descobrir o seu perfil, consulte sua agência ou acesse o site bit.ly/perfilsicredi.

Sobre a Sicredi Caminho das Águas

Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Com mais de 300 soluções financeiras, a cooperativa reúne mais de 80 mil associados em 33 municípios no Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul. Sua área de abrangência contempla os municípios de Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Campo Bom, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas e Xangri-lá. Com sede em Rolante/RS, a Sicredi Caminho das Águas é integrante do Sistema Sicredi, composto por 105 cooperativas distribuídas pelo Brasil.

Fonte:

Deixe seu comentário