Portal da Cidade Igrejinha

NOTA MÁXIMA NO MEC

Doutorados da Feevale estão entre os mais bem avaliados no Brasil pelo IGC

Indicadores de qualidade da educação superior apontam avanços na pós-graduação da Universidade.

Publicado em 26/04/2024 às 09:30

(Foto: Andrieli Siqueira / Universidade Feevale)

Os cursos de doutorado da Universidade Feevale receberam o conceito 5, nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). Conforme avaliação de 2022 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a pós-graduação da Instituição está entre as mais bem colocadas no Brasil. Já o conceito dos mestrados na Feevale é 4,66 e, na graduação, a nota é 4, média superior à brasileira, onde somente 2,7% das universidades atingiram o conceito máximo.

A análise dos indicadores de qualidade da educação superior é essencial para compreender o cenário educacional. Os dados demonstram o desempenho das instituições e a evolução da qualidade do ensino. Esses indicadores abrangem aspectos como a taxa de conclusão, o desempenho dos estudantes e a empregabilidade dos egressos, importantes para avaliar a eficácia das instituições de ensino superior.

Para o reitor Cleber Prodanov, os indicadores são fundamentais para a avaliação e o aprimoramento contínuo da qualidade do ensino superior no país. “A partir dos nossos programas de pós-graduação, são realizadas pesquisas que impactam a sociedade e contribuem para o desenvolvimento do Estado, como é o caso das que ocorreram no período da pandemia de Covid-19, as quais trouxeram reconhecimento internacional para os professores e a Instituição” – afirma – “A Feevale produz pesquisas de alto impacto, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e para a criação de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela comunidade. Isso enriquece o ambiente acadêmico e promove a colaboração científica em escala global”.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, salienta que o resultado da avaliação se deve à qualidade dos discentes da Feevale e ao investimento contínuo em pesquisa, o que reflete na excelente produção científica. “Nossos professores possuem credibilidade e têm se dedicado a pesquisas relevantes, as quais contribuem para o avanço do conhecimento em diferentes áreas e para a solução de problemas envolvendo desde questões de saúde pública e meio ambiente até desafios sociais e econômicos”, destaca. Atualmente, a Feevale oferece nove cursos de mestrado e cinco de doutorado. No total, são 74 linhas de pesquisa, em 39 diferentes grupos.

Sobre o IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) é utilizado para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior no país. Calculado anualmente, o indicador é construído com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação. Além de impulsionar a melhoria contínua da qualidade educacional do país, é uma importante ferramenta para a escolha da instituição de ensino.

Fonte:

Deixe seu comentário