Portal da Cidade Igrejinha

VINDIMA EM GRAMADO

Vinícola de produção artesanal prepara produção inédita da uva Riesling Renano

A Vindima em Gramado, organizada pela Gramadotur, acontece de 08 de fevereiro a 03 de março, e deve receber mais de 200 mil visitantes.

Publicado em 31/01/2024 às 13:35

Cris Ribeiro - Arte Liquida (Foto: Divulgação)

Uma vinícola familiar, com produção artesanal, e variedades inéditas para a região. Com oito anos de atuação, o projeto Arte Líquida é comandado pelo empresário Cristiano Ribeiro, sua esposa e filha, todos envolvidos na colheita, produção e engarrafamento.

A vinícola é uma das participantes da Vindima em Gramado, evento que acontece de 08 de fevereiro a 03 de março e dará palco aos produtores de uva e derivados de Gramado.

Cristiano conta que a propriedade da família no interior, na Linha Bonita, é também local para receber os visitantes, clientes, eventos, degustações e convidados.

Segundo ele, em geral a colheita inicia no fim de janeiro e os processos seguem até o fim de março com dois meses de muita intensidade. A vinícola aposta em um conceito de vinificação natural sem uso de insumos químicos. “Entregamos somente a uva do vinhedo à taça sem nenhum tipo de intervenção química ou enológica”, orgulha-se o empresário.

A vinícola conta com o cultivo em dois vinhedos com cerca de um hectare e meio. Como novidade, traz para Gramado variedades diferentes para a região como a uva da casta riesling renano, pouco encontrada no Brasil. Hoje a mais popular é a casta riesling itálico.

“Nosso clima é muito parecido com o do Vale dos Vinhedos. É um desafio para a colheita este clima subtropical com muita chuva e umidade. Um desafio para variedades viníferas”, explica Cris Ribeiro.

A primeira safra do riesling renano da Vinícola Arte Líquida deve ser colhida em 2025 e o empresário projeta colher de cinco a sete mil quilos da variedade.

“Vinificamos vinhos de maneira artesanal e temos a elaboração em um projeto colaborativo com outra vinícola de Gramado. Trabalhamos atualmente com elaboração de tintos e rosados das uvas pinot noir, cabernet franc, barbeira, moscato antigo, entre outros”, destaca o empresário gramadense.

Atualmente, a Arte Líquida produz de cinco a oito mil garrafas de vinho ao ano. O foco está no consumidor final, vendas na propriedade, loja virtual, distribuidores parceiros, lojas e restaurantes espalhados pelo Brasil. Mais informações em arteliquidavinhos.com.br.

Os vinhos Arte Líquida serão apresentados aos participantes da Vindima em Gramado em 2024. O evento deve receber cerca de 200 mil visitantes segundo projeção da Gramadotur, autarquia municipal que organiza o evento.

Sobre a Vindima em Gramado 2024

A Vindima em Gramado inicia no dia 08 de fevereiro e seguirá até o dia 03 de março com atrações gratuitas, visitação às vinícolas participantes, pisa da uva gratuita, pisa da uva nas vinícolas, degustações, conteúdo, harmonizações e atrações culturais. A programação se concentra na Praça das Etnias, no Centro de Gramado, que se transforma em Vila do Vinho para o período. Neste local, a entrada é gratuita.

A Vindima em Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado e tem realização da Gramadotur. Apoio: Sebrae Agronegócio, empreendedorismo que transforma e Sicredi Pioneira. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: RBT Internet.

Participam do evento as vinícolas: Casa Seganfredo, Arte Líquida, Benvic, Masotti, Vinícola Stopassola, Famíglia Lazaretti e Cantina Zio Pietro.

Mais informações no instagram: @vindimaemgramadooficial.

Fonte:

Deixe seu comentário