Portal da Cidade Igrejinha

TURISMO

Carta Aberta de Gramado é elaborada em atividade coordenada por Dalciso Oliveira

O intuito era de produzir um documento sugerindo ações para o desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul.

Publicado em 07/11/2019 às 23:40
Atualizado em

(Foto: Vanderlei Scherer)

Com o intuito de produzir um documento sugerindo ações para o desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul, o deputado Dalciso Oliveira (PSB), presidente da FRENTUR – Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho, esteve na tarde desta quinta-feira (7) em Gramado, coordenando os trabalhos de uma reunião chamada de Diálogos sobre o Turismo Gaúcho e Brasileiro, em conjunto com a Comissão de Turismo da Câmara de Deputados, presidida pelo deputado Newton Cardoso Jr. (MDB/MG) e com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Brasil, presidida pelo deputado Herculano Passos (MDB/SP).

Dados oficiais da World Travel and Tourism Council (WTTC) – Conselho Mundial de Viagens e Turismo, apontaram que a cadeia do turismo em 2019 representou 10,4% de contribuição ao PIB mundial e 8,1% ao PIB do Brasil e informaram que estudos estimam que o Turismo empregue 10,6 milhões de pessoas no Brasil até 2024 (9,7% do total de postos de trabalho). A Fundação de Economia e Estatística do RS (FEE/RS) apresentou o Valor Adicionado Bruto (VAB) de 2,6% do Turismo na economia gaúcha em 2016. Somado aos dados, informações de que o potencial internacional do turismo no Brasil é um dos menos aproveitados no mundo; que 75% dos municípios gaúchos possuem algum potencial ou vocação turística para o turismo; que, em 2015, o Aeroporto Salgado Filho recebeu mais de 500 mil passageiros em 6 mil voos internacionais; e que temos 3 municípios – Gramado, Porto Alegre e Bento Gonçalves – selecionados no Estudo de Competitividade dos 65 destinos indutores de desenvolvimento turístico regional, elaborado pelo Ministério do Turismo, pesaram como justificativa para a construção da Carta Aberta de Gramado pelo Turismo. Também foram consideradas a história, a expertise e os resultados positivos já alcançados pelo município de Gramado e região, que hoje apresentam demanda excedente de visitas. 

O documento propõe o reconhecimento do turismo em todas as suas modalidades como fonte geradora de riquezas, oportunidades de trabalho e emprego; a implementação de um Fórum Permanente de Turismo em nível nacional, onde todas as Frentes Parlamentares e Comissões de Turismo dos Legislativos Estaduais, Secretarias Estaduais e lideradas pela Câmara dos Deputados tenham participação; o apoio a legalização dos jogos no Brasil, com destinação de um percentual para financiar o turismo; a criação de Leis de Incentivos ao Turismo (LIT) baseada na dedução fiscal e tributária em nível nacional e estadual; a democratização da presença de todos os estados nas campanhas internacionais do Ministério do Turismo; o apoio irrestrito à Lei Geral do Turismo como fora aprovada na Câmara Federal; a implementação de uma rota internacional de turismo a partir do Mercosul, otimizando o posicionamento estratégico do RS como âncora para rotas; o apoio a retomada e fortalecimento do Observatório de Turismo no RS como forma de incentivo a pesquisa, obtenção e qualificação de dados e informações oficiais acerca do turismo; o incentivo ao registro, promoção e captação de eventos para o Rio Grande do Sul, criando calendário estratégico e permanente para o Estado; além da criação de projetos e investimentos em infraestrutura e turismo criativo nas 27 regiões turísticas gaúchas, gerando mais empregos, movimentando a economia local e impactando na melhoria da segurança pública. 

Dalciso destacou a importância da participação dos deputados Newton Cardoso e Herculano Passos no debate, já que ambos trabalham com afinco na pauta do Turismo e têm muita propriedade para falar do assunto. “Já tínhamos um esboço da carta aberta, mas a participação deles foi importantíssima para inserirmos novas sugestões. Foi uma experiência maravilhosa, de muito aprendizado”, avaliou. 

A atividade, realizada em paralelo com a 31ª edição da Feira Internacional do Turismo de Gramado (FESTURIS) no Hotel Master, contou com a presença de prefeitos e secretários de Turismo das principais rotas e regiões turísticas do Estado. Vice-presidente regional da FRENTUR em Porto Alegre e Região Metropolitana, o deputado estadual Sebastião Melo (MDB) também esteve presente no encontro. 

A entrega da Carta Aberta de Gramado pelo Turismo ocorreu durante a cerimônia oficial de abertura da FESTURIS. Na presença do governador Eduardo Leite, o documento passou às mãos dos diretores da feira, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.

Fonte:

Deixe seu comentário