Portal da Cidade Igrejinha

COMBATE AO MOSQUITO

Secretaria de Saúde de Taquara intensifica o combate ao mosquito da dengue

Uma das ações é a aplicação de inseticida em todos os bairros da zona urbana, em especial, nas áreas em que foram detectados focos do mosquito.

Publicado em 01/03/2024 às 13:00

Trabalho de eliminação de focos é realizado em todos os bairros de Taquara. (Foto: Paul Silva / PMT)

A Secretaria de Saúde de Taquara intensificou nos últimos dias o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Uma das ações é a aplicação de inseticida em todos os bairros da zona urbana, em especial, nas áreas em que foram detectados focos do mosquito, com o objetivo de diminuir sua infestação e a incidência de casos da doença. Até a manhã desta sexta-feira (1°), já foram confirmados 12 pacientes com dengue em 2024, e outros 14 ainda aguardam para a realização de exames nos próximos dias.

“Acompanhamos com muita preocupação a situação da dengue em Taquara. A única forma de prevenirmos novos casos da doença é através da eliminação de focos do mosquito. Por isso, além das nossas ações de combate ao Aedes aegypti, é fundamental que a população também esteja empenhada em eliminar qualquer ponto com água parada que pode se tornar um criadouro”, salienta a prefeita Sirlei Silveira.

Inseticida é aplicado em todos os bairros

De acordo com o secretário de Saúde, Dodô Mello, a aplicação do inseticida está sendo feita em todos os bairros da zona urbana, principalmente nas regiões onde há casos confirmados. “Estas ações são fundamentais para que consigamos o controle dos focos do mosquito. Nos próximos dias, pretendemos realizar um mutirão com o objetivo de mobilizar mais profissionais no recolhimento de entulhos que podem acumular água. Contamos com o esforço de todos”, aponta.

Além disso, Dodô lembra que, em caso de a população sentir algum sintoma de dengue, como febre alta, dores no corpo e articulações, dores atrás dos olhos e mal-estar, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. “Os testes são feitos mediante uma série de critérios determinados, e são feitos mediante autorização médica, com a coleta de sangue e envio da amostra para o Laboratório Central do Rio Grande do Sul”, completa.

Dia D nacional

Em razão do alto número de casos de dengue em todo o Brasil, neste sábado, haverá o Dia D, ação do Ministério da Saúde, em parceria com secretarias de saúde estaduais e municipais. Em Taquara, uma moto de som estará circulando pelos bairros, incentivando a comunidade para verificar se não há focos do Aedes aegypti em suas casas.

“É importante verificar todos os possíveis pontos de água parada. Entre as ações, a população deve atentar para a limpeza de pratos e recipientes com água para animais domésticos, cuidados com pratos de vasos de flores, que podem acumular água, e deixar garrafas viradas com a boca para baixo. Com a atitude de todos, podemos combater o mosquito de forma eficaz”, reforça o secretário.

Fonte:

Deixe seu comentário