Portal da Cidade Igrejinha

MOTIVAÇÃO

Pacientes do Hospital de Igrejinha recebem visita virtual dos familiares

Com a utilização de um tablet, caso a família (e o paciente, quando lúcido) desejem, a psicóloga realiza uma vídeo chamada agendada.

Publicado em 18/03/2021 às 08:15
Atualizado em

(Foto: Divulgação / HBP)

Diante da impossibilidade de visitas aos pacientes da UTI e da internação Covid, locais de perigo extremo de contágio, o Hospital Bom Pastor - HBP, de Igrejinha, criou um sistema de visitas virtuais. Com a utilização de um tablet, caso a família (e o paciente, quando lúcido) desejem, a psicóloga realiza uma vídeo chamada agendada.

Antes de colocar a família em contato com o paciente a psicóloga orienta a família para que procure um espaço aconchegante em sua casa para sentar e ter água a sua disposição se necessário, além de uma boa conexão de internet. Podem ser incluídos até 8 participantes. Tanto para o paciente que está lúcido, como para o sedado, as famílias são orientadas a transmitir palavras e frases de otimismo e motivação. As famílias são informadas sobre o que irão ver, como sonda para auxiliar na alimentação, respirando com auxílio de ventilador mecânico ou máscara, para que estejam preparadas, evitando qualquer tipo de choque para pessoas mais sensíveis. Família é orientada a despedir-se com ‘até logo’.

Também antes de realizar o contato com a família, a psicóloga prepara o paciente orientando sobre visita virtual, dizendo quem vai estar presente, sobre a possibilidade de emocionarem-se, etc.

Após a visita virtual a psicóloga realiza um acolhimento e manejo dos sentimentos emergidos, solicitando que cada familiar fale uma palavra ou uma frase do que está sentindo no momento e agradece a visita. O mesmo processo é realizado com o paciente.

Fonte:

Deixe seu comentário