Portal da Cidade Igrejinha

AMPLIANDO ESFORÇOS

Taquara contratará 15 agentes de combate a endemias para a prevenção da dengue

Iniciativa busca intensificar os esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

Publicado em 14/03/2024 às 16:50

Profissionais ampliarão com o atendimento preventivo no Município. (Foto: Paul Silva / PMT)

A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, sancionou nesta quinta-feira (14) uma lei que permite a contratação temporária de 15 agentes de combate a endemias, para que atuem na Secretaria de Saúde do Município. O objetivo é ampliar os esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Nas próximas semanas, as vagas estarão abertas para o desempenho da função.

“Esta medida se faz necessária diante do aumento de casos de dengue no Município e em todo o Rio Grande do Sul. A dengue é uma doença perigosa e pode até matar. É necessária a intensificação das medidas de combate ao mosquito, pois é através da eliminação de seus focos que podemos reduzir sua incidência, e, consequentemente, baixar o número de novos testes positivos”, salienta a prefeita Sirlei Silveira.

Nos próximos dias, será aberto o processo seletivo para a contratação dos agentes de endemias. Os profissionais atuarão em todos os bairros da zona urbana, eliminando focos do Aedes aegypti, aplicando inseticidas em possíveis locais com água parada, e distribuindo materiais informativos para a população.

Situação da dengue no Município

Até esta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Taquara já confirmou 21 casos da doença no Município, com uma internação. Outros oito pacientes aguardam a realização de exames. Por causa da dengue, o secretário de Saúde, Dodô Mello, reforça que a população pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde, ou o Posto 24 Horas, em caso de sentir algum sintoma.

“Estamos de prontidão para receber os pacientes, e oferecer o tratamento adequado no momento em que for detectado sintomas como febre alta, dor atrás dos olhos, mal-estar e dores nas articulações, por exemplo”, aponta.

Fonte:

Deixe seu comentário