Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE

Hospital São Francisco de Assis passa a realizar Teste do Pezinho

O exame detecta precocemente (logo após o nascimento) doenças que podem implicar em riscos graves para a saúde a criança

Publicado em 11/12/2017 às 04:54

Teste do Pezinho deve ser feito do 3º ao 5º dia de vida (Foto: Divulgação)

Desde o início do mês de dezembro está funcionando no Hospital São Francisco de Assis - HSFA, de Parobé, um Posto de Coleta para Triagem Neonatal (Teste do Pezinho). 

O exame detecta precocemente (logo após o nascimento) doenças que podem implicar em riscos graves para a saúde a criança, e permite, assim, o tratamento e o acompanhamento dos pacientes, o que pode ocorrer durante toda a vida.

O teste será feito nos bebês que nascem no HSFA e, por algum motivo, ficam internados, já que ele deve ser feito do 3º ao 5º dia de vida. Assim os bebês com alta após tratamento já saem com a coleta realizada.

O Hospital Presidente Vargas, de Porto Alegre, é referência no RS na triagem neonatal e concederam a oportunidade de abrir um posto de coleta no HSFA para os bebês que não conseguiriam ir até o 5º dia na UBS. 

A equipe do hospital foi capacitada pela enfermeira Magda Ermel e a responsável  pelo Posto de Coleta é a enfermeira Márcia Ganzer.

Fonte:

Deixe seu comentário