Portal da Cidade Igrejinha

MONKEYPOX

Estado confirma primeiro caso de varíola dos macacos no Município de Igrejinha

O paciente, de 48 anos, mudou-se para a cidade há cerca de 20 dias, permanece em isolamento domiciliar, passa bem, e sem complicações até o momento.

Publicado em 03/08/2022 às 19:20
Atualizado em

(Foto: Divulgação/ Guia da Farmácia)

O Município de Igrejinha, por meio de nota oficial, comunicou que a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o primeiro caso de Monkeypox no município, sendo o resultado do exame emitido nesta quarta-feira, 03 de agosto, pelo LACEN/RS.

O caso foi atendido em uma das Unidades de Saúde da Família da cidade, apresentando quadro clínico compatível com fase tardia de evolução, cicatrização das lesões.

Corresponde a um homem de 48 anos que mudou-se para a cidade há cerca de 20 dias, reside sozinho e não tem familiares residentes em Igrejinha. O homem residia em Canoas e, de acordo com o histórico clínico, o contágio não aconteceu em Igrejinha, caracterizando caso importado de Monkeypox.

O usuário permanece em isolamento domiciliar, passa bem, sem complicações até o momento; tem sido acompanhado pela equipe de Estratégia Saúde da Família que, em conjunto com a equipe de Vigilância em Saúde, vem realizando a identificação e monitoramento dos contatos.

Sobre a doença e sintomas:

A varíola dos macacos é uma infecção causada por um vírus que geralmente se manifesta de forma leve. Os principais sintomas são febre, dor e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes específicas do corpo. 

É preciso prestar atenção a questões como compartilhamento de utensílios e contato direto com lesões na pele, fluídos e secreções corporais.

O período de isolamento será recomendado pelo médico e depende da cicatrização completa das lesões na pele. As pessoas que tiveram contato com o paciente, mas não apresentam nenhum sintoma, não possuem recomendação de isolamento.

Caso você apresente sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima para receber avaliação médica. 

Dúvidas e esclarecimentos, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelos números: (51) 3549-8668, (51) 3549-8642 e/ou pelo WhatsApp (51) 99821-9039.


Fonte:

Deixe seu comentário