Portal da Cidade Igrejinha

ARTIGO

​Tempo de crise, de ação e de oportunidade

Já se fala, inclusive, de tal “normal”, completamente diferente do que antes vivíamos.

Publicado em 23/06/2020 às 04:59

(Foto: Divulgação)

Nesta quadra um tanto taciturna da existência, de gente mascarada, distante e isolada (ao menos é como deveríamos estar) há que se pesquisar no fundo da alma energias para podermos seguir adiante. A pandemia do Coronavírus impingiu transformações, parece-me até que definitivas, na sociedade global. Já se fala, inclusive, de tal “normal”, completamente diferente do que antes vivíamos.

Em verdade, para os empreendedores e trabalhadores brasileiros, aqueles que vivem do fruto do seu trabalho, a vida já não estava fácil. O desemprego, o custo Brasil, a carga tributária mal posta, o recurso público mal gerido, a burocracia ineficiente e os juros altos já pesavam e a tudo isso já sobrevivia o “herói brasileiro”. A pandemia vem e acelera este processo de degradação do emprego e das indústrias que, na prática, já assistíamos em câmera mais lenta aqui no país.

O fato de eu resolver abordar os aspectos econômicos da pandemia não devem ofuscar a visão. Sou absolutamente atrelado à ciência no que tange ao combate e às ações que se devem tomar para a preservação de vidas. Mas, voltando a falar de economia, os balanços recentes produzidos pela Secretaria Estadual da Fazenda demonstram recuos significativos da economia gaúcha. São tempos de anormalidade, e será necessário ação firme e rápida para atenuar a crise que se avizinha.

Nas cadeias produtivas que mais tenho intimidade - setor coureiro calçadista, e indústria do turismo, tenho estimulado e participado de diversos diálogos com os mais variados atores destes setores. Existem, é fato, mesmo na mais aguda crise, oportunidades a serem exploradas e potencializadas. Entretanto, o poder público precisa apontar de forma mais firme quais ações pretende fazer, mirando a porta de saída da crise.

São tempos de exceção e as medidas precisam ser igualmente heterodoxas. A preservação dos empregos, do parque industrial gaúcho e do número de empresas em atuação no Estado, em especial as pequenas e médias, dependerão muito de medidas de crédito (de verdade e não de faz de conta) e de garantias de renda mínima, como incentivo ao consumo. Serão tempos difíceis, mas também de oportunidade. Mais uma vez, tempo de corrigirmos o rumo do desenvolvimento do Estado.

Dalciso Oliveira | Empresário e Deputado Estadual | Igrejinha/RS

Sobre o Autor

Nascido em São Francisco de Paula/RS é empresário do setor coureiro-calçadista há 26 anos e Deputado Estadual no Rio Grande do Sul pelo PSB - Partido Socialista Brasileiro.

Dalciso Oliveira | Empresário e Deputado Estadual | Igrejinha/RS


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Entre em contato conosco: linktr.ee/portaligrejinha.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário