Portal da Cidade Igrejinha

POLÍTICA NA ESCOLA

Projeto estimula participação política a alunos da Escola João Darcy Rheinheimer

Professores de Português e Matemática aproveitaram clima eleitoral para abordar assunto com alunos do 9° ano.

Publicado em 23/11/2020 às 04:00

(Foto: Divulgação)

Aproveitando o clima eleitoral que tomou conta da sociedade nas últimas semanas, os professores Luís Loro e Vivian Marmitt, das disciplinas de Português e Matemática, realizaram o projeto "Consciência e Participação Política", com alunos das turmas 191 e 192 da Escola Municipal Prefeito João Darcy Rheinheimer, em Igrejinha. Inicialmente, os estudantes conheceram as atribuições dos políticos eleitos e tiveram acesso a informações orçamentárias municipais.

Na sequência, após analisarem os gêneros textuais que fazem parte de uma campanha eleitoral, os alunos foram desafiados a formar grupos e criar plataformas com propostas de atuação. "O propósito do projeto foi aproximar os alunos das discussões políticas, fazendo com que eles percebam suas possibilidades de atuação e como ocorre o processo eleitoral democrático", comentou a professora de Matemática, Vivian Marmitt.

Os grupos elaboraram santinhos com as propostas, além de produzir jingles e arquivos em vídeo com seus programas eleitorais. Todo o material foi apresentado para a comunidade escolar por meio das redes sociais da instituição de ensino. "Essa vivência é muito importante, pois faz com que eles reflitam sobre o papel da participação política na construção de uma sociedade melhor", destacou o professor de Língua Portuguesa, Luis Loro.

Por fim, alunos dos anos finais do ensino fundamental da escola e professores da instituição escolheram seus representantes, por meio da simulação de uma eleição. "É muito importante que nossos alunos e alunas tenham contato com a política na escola, pois este espaço promove o convívio e o respeito recíproco e mostra aos estudantes o quão significativa é a política para nossa sociedade", comentou a coordenadora pedagógica Camila Mileski.

Nos próximos dias serão realizadas as últimas etapas do projeto, que envolvem a "posse dos eleitos" e um encontro presencial ou on-line dos estudantes com o prefeito eleito de Igrejinha, Leandro Horlle.

Fonte:

Deixe seu comentário