Portal da Cidade Igrejinha

DIFICULDADES

Dalciso manifesta preocupação com a saúde financeira dos municípios gaúchos

Na sessão plenária, o deputado exemplificou a situação de Igrejinha, cidade com perfil industrial que, vem sofrendo diante do fechamento do comércio.

Publicado em 02/04/2020 às 06:50

Deputado Dalciso Oliveira durante sessão plenária virtual. (Foto: Vanderlei Scherer)

Na sessão plenária virtual realizada na tarde desta quinta-feira (02/04), o líder da bancada do PSB, deputado Dalciso Oliveira, manifestou sua preocupação com a questão financeira dos municípios do Estado diante das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus. “Vivemos um momento extremamente diferenciado em toda a nossa história, uma espécie de guerra, eu diria, e todos os municípios estão sofrendo as consequências diretas deste momento”.

O deputado tem mantido contato com diversos municípios que estão se esforçando para adequar-se às realidades enfrentadas. Dalciso exemplificou sua posição falando da situação de Igrejinha, cidade em que foi vice-prefeito e que, com perfil industrial, vem sofrendo diante do fechamento do comércio, por exemplo.

Ao registrar o voto favorável aos 157 encaminhamentos de pedido de calamidade pública solicitados pelos municípios gaúchos, Dalciso pondera que também é preciso agilizar as ajudas financeiras aos municípios. “Precisamos fazer com que os recursos cheguem nas bases dos problemas. Hoje tem demorado muito a chegar, inclusive, informações corretas dos procedimentos para este recebimento. “Falo isso com tranquilidade porque até mesmo eu, aqui, como empresário de Igrejinha, tenho tido uma grande dificuldade de fazer o diálogo com as instituições financeiras para saber como vai ocorrer. Nem eles mesmos sabem como vai se dar”, alertou ao afirmar que o governo federal precisa disponibilizar recursos para os municípios e empresas, mas o governo do Estado também pode ajudar, sob pena de emergirmos em uma dificuldade extrema. Dalciso citou como opções de ajuda a prorrogação do IPVA e da conta de luz, e pediu ajuda para buscar soluções para as demissões que, segundo ele, vão começar a acontecer em todos os negócios pelo Estado inteiro.

Fonte:

Deixe seu comentário