Portal da Cidade Igrejinha

PRESIDENTE REELEITO

Cooperativismo: Ivair Chiella é reconduzido à presidência do Sicoob MaxiCrédito

Reeleição aconteceu durante Assembleia no último dia 22 de março, em Chapecó/SC.

Publicado em 26/03/2024 às 11:05

Ivair Chiella foi reeleito para o Conselho de Administração. (Foto: Divulgação / Sicoob MaxiCrédito)

Na última sexta-feira, dia 22 de março, o Sicoob MaxiCrédito realizou, durante Assembleia, a eleição do Conselho de Administração, um momento de grande importância para a Cooperativa e seus cooperados. Reconduzido à presidência do Conselho de Administração, Ivair Chiella é uma liderança com vasta experiência, dedicação ao cooperativismo, visão estratégica, e têm contribuído para o crescimento e a consolidação do Sicoob MaxiCrédito como uma das maiores cooperativas financeiras do país. A continuidade da gestão de Ivair Chiella à frente do Conselho de Administração segue a premissa de que a Cooperativa continuará sendo conduzida por princípios sólidos, ética e transparência, em conformidade com os valores do cooperativismo e o bem-estar dos cooperados.

Durante a assembleia, os Associados Delegados, que são os representantes eleitos dos cooperados da cooperativa, tiveram a oportunidade de participar ativamente do processo eleitoral, exercendo seu direito ao voto e contribuindo para a escolha dos representantes que irão conduzir o Sicoob MaxiCrédito nos próximos anos.

Trajetória consolidada no Cooperativismo

Natural de Coronel Freitas/SC, graduado em Processos Gerenciais e com MBA em Educação Executiva, Ivair Chiella é um cooperativista de longa data, com mais de 42 anos de atuação no setor.

A carreira de Chiella começou quando, ainda muito jovem, foi empacotador na Cooperativa Regional Alfa. Seu primeiro emprego foi a porta de acesso para ocupar a vaga de Auxiliar de Escritório, no início dos anos 80, onde foi responsável por auxiliar nas atividades administrativas e operacionais do escritório, incluindo atendimento ao cliente, organização de documentos e elaboração de relatórios. Nesse cargo, teve a oportunidade de desenvolver habilidades organizacionais e de comunicação - essenciais para o ambiente de trabalho. Na Alfa, Chiella também foi Gerente Comercial entre 1990 e 2008, e responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias de vendas, gestão da equipe, negociação com fornecedores e clientes, além do monitoramento de indicadores de desempenho.

A chegada ao Sicoob MaxiCrédito aconteceu em 2006, para ocupar o cargo de Conselheiro de Administração até 2008. Durante dois anos participou ativamente das discussões e tomadas de decisões estratégicas da cooperativa, fornecendo insights valiosos e orientação para o desenvolvimento e implementação de políticas e planos de ação. Em 2008, assumiu como Vice-presidente e Diretor Operacional até 2016, momento em que assumiu responsabilidades amplas na gestão das operações diárias da Cooperativa, estando à frente de importantes mudanças da cooperativa, como as incorporações. Chiella também passou pelo Sicoob Central SC/RS, como Conselheiro de Administração entre em 2016 a 2022 e Conselheiro Fiscal Efetivo e Suplente Corretora Central SC/RS, de 2017 até 2021.

Em 2016 foi eleito para seu primeiro mandato como Presidente do Conselho de Administração do Sicoob MaxiCrédito, cargo para o qual foi reconduzido na Assembleia do último dia 22 de março. “Quem escolhe são os próprios Associados Delegados, representantes eleitos dos cooperados do Sicoob MaxiCrédito, por isso a importância e a responsabilidade de administrar e gerir uma cooperativa do tamanho da nossa, com R$ 8 bilhões de ativos e mais de 270 mil associados. Precisamos do espírito cooperativista”, pontua o Presidente reeleito.

Neste cargo, Chiella tem o compromisso de liderar o Conselho na definição da visão estratégica de longo prazo da Cooperativa e representar os interesses de todos os associados da instituição. Além disso, desempenha um papel fundamental na garantia da governança eficaz e no sucesso contínuo da Cooperativa e reforça que “o objetivo é seguir trabalhando pela satisfação de cooperados, colaboradores e das comunidades. Queremos dar continuidade à gestão, gerir negócios sérios para manter a Cooperativa cada vez mais sólida, equilibrada, oferecendo inclusão financeira que permite aos Cooperados a realização de sonhos”.

Pautado pelo compromisso com os valores do cooperativismo, Chiella é conhecido pela gestão democrática, com visão estratégica e de longo prazo, desenvolvida ao longo de décadas de experiência em liderança cooperativista. Seu conhecimento aprofundado das melhores práticas de governança e experiência sólida na área financeira, foi adquirido durante anos de gestão e dedicação nos diferentes cargos, tanto na Cooperativa Regional Alfa, quanto no Sistema Sicoob.

Fonte:

Deixe seu comentário