Portal da Cidade Igrejinha

LEGADO DE GERAÇÕES

100 anos de Almiro Grings: visionário que moldou a indústria calçadista feminina

Conheça a trajetória do fundador da Piccadilly, empresário responsável por conquistar espaço e referência no setor de moda e calçados no Brasil.

Publicado em 25/03/2024 às 15:50

(Foto: Arquivo / Piccadilly)

Para muitos, o nome Almiro Grings pode não evocar lembranças, principalmente para aqueles que não estão familiarizados com o setor calçadista brasileiro. O que poucos sabem é que, em 1955, em Igrejinha, nascia uma das maiores empresas de calçados femininos no Brasil, a Almiro Grings & Cia. Ltda, hoje, mais conhecida como PICCADILLY & COMPANY. Aos 31 anos, Almiro não imaginava conquistar o Brasil e também o mundo, exportando atualmente calçados femininos para mais de 100 países.

Lavrador e de origem humilde, Almiro teve seu primeiro contato com a fabricação de calçados aos 13 anos, em Novo Hamburgo, cidade onde seu pai buscou por novas oportunidades. Lá, Almiro trabalhou por dois anos em duas fábricas de calçados, e o tempo de trabalho nessas empresas proporcionaram a experiência necessária para, 15 anos mais tarde, iniciar seu próprio negócio. Porém, com o falecimento de seu pai, sua mãe não encontrou alternativas a não ser voltar para as terras em Solitária Alta, no interior de Igrejinha.

Após diversas tentativas de ser empresário, em 4 de junho de 1955, já casado e pai de três filhos, Almiro Grings, ao lado de Alfredo Marmitt, Armindo Klein e Arnildo Kayser, fundou a Almiro Grings & Cia. Ltda, uma microempresa, com apenas dois funcionários, produzindo 12 pares por dia, mas com muitos sonhos. Um tempo depois, durante suas viagens, a inspiração para o nome da marca surgiu: "PICCADILLY", nome sugerido em homenagem a uma das praças mais emblemáticas de Londres. E com honestidade, respeito e determinação para crescer, Almiro descobriu seu potencial para os negócios, e com sua visão de mercado moldou não apenas uma empresa, mas toda uma indústria. Na década de 70, já com seus filhos inseridos na empresa, a marca alcançou o status de inovadora e lançadora de moda.

Almiro, que estaria completando 100 anos de idade neste mês, faleceu em 2000. A primeira geração, encabeçada por ele, esteve à frente da empresa até os anos 90, quando a segunda leva da Família Empresária PICCADILLY assumiu a diretoria e a presidência. No ano de 2015, junto à comemoração de 60 anos da empresa, a terceira geração assumiu a direção da PICCADILLY, com Cristine Grings Nogueira como presidente. Os feitos de Almiro ainda são uma grande referência para o setor calçadista, sendo um dos pioneiros da indústria do calçado em sua região e ficou conhecido com um dos maiores empresários do Rio Grande do Sul, recebendo, em 1989, o troféu de “Mérito Industrial”, distinção feita pela FIERGS.

Atualmente, a PICCADILLY possui duas unidades de fabricação e é uma das cinco maiores empresas de calçados femininos do Brasil, produzindo 40 mil pares por dia e mais de 8 milhões por ano, conquistando mais de 21 mil pontos de venda no Brasil e no mundo, incluindo franquias, lojas exclusivas e multimarcas. A marca é globalmente reconhecida pelo conforto, qualidade, tecnologia, design e moda, graças ao esforço e dedicação de Almiro Grings e sua família.

Sobre a PICCADILLY:

Presente no mercado há mais de 68 anos, a PICCADILLY COMPANY é uma das maiores empresas do país no setor calçadista feminino, com produtos em mais de 21 mil pontos de vendas no Brasil e no mundo, incluindo franquias, lojas exclusivas e multimarcas. Com 40 mil pares de calçados produzidos por dia, a empresa tem o propósito de encorajar as mulheres na sua caminhada. Sempre atenta ao impacto que pode causar no meio ambiente, a companhia investe constantemente em iniciativas sustentáveis que fizeram com que a empresa recebesse o Selo Diamante no Programa Origem Sustentável em 2022. Líder no desenvolvimento e criação de tecnologias e diferenciais de conforto, a PICCADILLY COMPANY está presente em mais 100 países com 7 mil pontos de vendas no exterior, e conta hoje com 2 unidades fabris, uma sede corporativa, além de dois centros de distribuições, todos localizados no Rio Grande do Sul. São 2.500 colaboradores focados em oferecer qualidade, conforto, moda e bem-estar para suas consumidoras.

Fonte:

Deixe seu comentário