Portal da Cidade Igrejinha

POSICIONAMENTO

CDL Igrejinha e Três Coroas divulga nota informativa sobre decreto estadual

Entidade se dirige aos seus associados, posicionando-se em relação a determinação do fechamento do comércio, decretada pelo Governo do Rio Grande do Sul.

Publicado em 01/04/2020 às 22:20
Atualizado em

Sede da CDL em Igrejinha (Foto: Divulgação / CDL)

NOTA INFORMATIVA – 02/04/2020

Prezados Associados.

Em um momento tão difícil como o que estamos passando, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas, foi surpreendida, como boa parte da população de nossas duas cidades com o DECRETO Nº 55.154, DE 1º DE ABRIL DE 2020, publicado pelo Governador Eduardo Leite, que determinou o fechamento extraordinário de estabelecimentos comerciais, exceto serviços essenciais.

Nosso objetivo é convergente com o poder executivo de nosso Estado, no que tange a saúde de todos os gaúchos. E sempre foi nossa, também, a certeza de que quanto mais a população se resguardar em casa, maior a nossa chance de passar por essa Pandemia com o mínimo de vítimas fatais. No entanto, a inviabilização econômica do setor de comércio e serviço, mesmo respeitando e não relaxando com os cuidados referentes a aglomeração de pessoas e mínima circulação, dificulta, inclusive, nossa perspectiva de poder nos manter em casa, visto que sem recursos financeiros, nem mesmo os serviços essenciais poderão garantir nossa sobrevivência.

Cabe a nós, junto com lideranças de outras entidades, continuar informando e mobilizando esforços para sensibilizar o executivo gaúcho. Não queremos flexibilizar cuidados, mas propor que hajam análises mais frequentes da situação em cada região, reforçando a fiscalização, quando necessário, e definindo ações graduais.

Porém, é muito difícil para nossa classe industrial, comercial e de serviços não enxergar praticamente nenhuma contrapartida para auxiliar a sobrevivência de nossos negócios.

Promessas de ajuda financeira ou flexibilização de obrigações e tributos ainda não foram traduzidas em regras e práticas acessíveis. E não podemos aceitar o repasse de responsabilidade apenas para a lentidão da União em atender necessidades de empreendedores que já enfrentam um período recessivo há algum tempo.

Fechar nossas portas não garantirá nossa sobrevivência. Precisamos de definições concretas de viabilização dos nossos negócios!

Para nossos associados, orientamos que procurem, enquanto não houver definições claras de ajuda governamental, acatar todas as orientações sanitárias e de resguardo. Mas compartilhem formas de trabalhar com portas fechadas, sempre com a circulação de informações e produtos com toda a tecnologia possível de relacionamento, atuando com o que sempre soubemos fazer bem como pequenos, médios e grandes empreendedores: Valorizando as relações!

Falem entre concorrentes, fornecedores e, principalmente, com nossos clientes, que nos apoiarão com todo o cuidado que a COVID-19 necessita, para que nos ajudem a girar nossa economia com atendimento, entrega e comunicação. É hora de nos unirmos!

Com grande preocupação, mas muita esperança, nossa Entidade buscará formas de retomarmos nosso lugar com o apoio de todos.

Diretoria 2020/2023

Fonte:

Deixe seu comentário