Portal da Cidade Igrejinha

TRABALHO PREVENTIVO

Prefeitura de Taquara aplica inseticida contra o Aedes aegypti na zona urbana

Ação busca conter a proliferação de focos do mosquito causador da dengue.

Publicado em 07/03/2024 às 16:50
Atualizado em

Trabalho é realizado em todos os bairros da zona urbana. (Foto: Paul Silva / PMT)

Os trabalhos de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, em Taquara, continuam. Com o objetivo de eliminar os focos do transmissor da dengue, as equipes da Vigilância em Saúde e da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, estão aplicando inseticida em todos os bairros. Em especial, onde há casos positivos da doença.. Até esta quinta-feira (7), já foram confirmados 15 pacientes com dengue, e outros 11 aguardam a realização de exames nos próximos dias.

“Continuamos com nossas equipes de agentes de combate a endemias nas ruas, aplicando inseticida, e informando a comunidade sobre os riscos de se ter focos de água parada em casa, que são onde ficam os criadouros do mosquito. A dengue é uma doença perigosa e pode até matar. Portanto, precisamos estar atentos para diminuir a incidência de casos”, comenta a prefeita Sirlei Silveira.

Trabalho preventivo

Diariamente, os agentes de endemias trabalham na prevenção de novos casos de dengue, através da eliminação de focos. Nesta quarta-feira (6), a atuação foi localizada na região do loteamento Olaria, no Bairro Empresa. “É nesta região onde há o maior número de casos recentes detectados. Mas como detectamos ainda no início do ano. Há focos do Aedes aegypti em todos os bairros. Portanto, a atuação é em toda a área urbana do Município”, comenta o secretário de Saúde, Dodô Mello.

Ele reforça que a comunidade também precisa estar empenhada no combate aos focos do mosquito da dengue. “Se cada um de nós contribuir com a limpeza de objetos que podem acumular água parada, podemos reduzir a contaminação da doença”, completa.

O que fazer em caso de sintomas

Os sintomas mais comuns da dengue são: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas no corpo. Em casos mais graves, dores abdominais intensas e contínuas, vômitos, acúmulo de líquidos, irritabilidade e sangramento de mucosa. Caso a população sinta estes sintomas, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, para a avaliação médica e prescrição de medicamentos e exames.

Fonte:

Deixe seu comentário