Portal da Cidade Igrejinha

1º LUGAR NACIONAL

Hospital de Igrejinha é o que mais realiza cirurgias bucomaxilofaciais no Brasil

Conforme o Datasus, foram realizados 834 procedimentos pelo Sistema Único de Saúde em 2023 na casa de saúde igrejinhense.

Publicado em 26/02/2024 às 16:59

(Foto: Divulgação / HBP)

Conforme dados divulgados na última semana pelos Datasus, o Hospital Bom Pastor (HBP) de Igrejinha alcançou o 1° lugar no ranking nacional de cirurgias da face e aparelho estomatognático em 2023.

Foram 834 procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde, incluindo cirurgias ortognáticas, remoção de cistos, tratamento de tumores, reconstruções faciais, entre outros, reafirmando o compromisso da equipe com a excelência e o cuidado. Na sequência estão os hospitais de Arapiraca (AL), conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP), Hospital Estadual de Urgência e Emergência do Espírito Santo (ES) e Unidade de Urgência de Teresina (PI).

O Dr. Thiago Calcagnotto, um dos coordenadores do serviço, diz que a notícia foi recebida com muita alegria. "Nos deixou muito felizes, pois estamos construindo esse serviço há mais de 10 anos. É o reconhecimento a este trabalho."

O serviço iniciou em maio de 2013, através de uma parceria entre a FATEC Dental CEO, Hospital Bom Pastor e Prefeitura Municipal, com a inclusão destes serviços na contratualização com o Estado. Inicialmente o serviço atendia somente a região 6 de saúde, que compreende os municípios de Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Três Coroas, Igrejinha, Parobé, Taquara, Riozinho, Rolante, sendo gradativamente ampliado, atendendo hoje 70 municípios, o que representa uma população de mais de 1,5 milhões de habitantes.

Os procedimento realizados Fatec Dental CEEO, através de seus alunos, professores, mestres e doutores fizeram com que Igrejinha se destacasse nesta área.

Conforme o Dr. Vinícius Salim Silveira, também coordenador do serviço, atualmente 31 alunos cursam a Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial. Desde o início já foram 194 alunos nos cursos de pós-graduação e especialização.

A cirurgia bucomaxilofacial mudando vidas

Caroline Moraes, paciente do serviço, sofreu com problemas funcionais e estéticos por mais de 10 anos, até passar pela cirurgia ortognática no HBP em outubro de 2023. "Durante o período pré-operatório dá uma certa aflição por ser uma cirurgia de grande porte, mas a equipe é muito querida, me acalmou e me deu todo o suporte. A cirurgia ortognática para mim foi a realização de um sonho. O resultado foi ainda melhor do que eu imaginava que seria. Quando tu começa a conversar e dá um sorriso e vê que a mordida está encaixando e tu nunca teve isso, não tem preço."

Fonte:

Deixe seu comentário