REPRESENTATIVIDADE
Menina de Três Coroas transforma experiência com aparelhos ortopédicos em livro infantil
Livro infantil de moradora de Três Coroas aborda representatividade, aceitação, autonomia e descobertas.
Publicado em
08/10/2026 às 19:20
Atualizado em
Helena Führ transforma uma experiência da própria vida em uma história de protagonismo, aceitação e descobertas para ajudar outras crianças a enfrentarem com mais leveza os desafios relacionados ao uso de aparelhos ortopédicos.
Em uma semana dedicada às crianças, uma história que nasceu da experiência de uma menina de apenas 8 anos ganha espaço para inspirar outras famílias. Moradora de Três Coroas, Helena Gabrielly Duarte Führ criou, junto com Aline Duarte, o livro infantil “Helena e o Mundo dos Aparelhos Ortopédicos”, uma narrativa que fala sobre representatividade, aceitação, autonomia e descobertas.
Helena também precisa utilizar aparelhos ortopédicos e encontrou na criatividade uma forma de transformar a própria experiência em uma história que pudesse ser compartilhada com outras crianças.
Na narrativa, a personagem vivencia desafios relacionados ao uso dos aparelhos, mas também descobre novas possibilidades, mostrando que aquilo que faz parte de sua rotina não precisa ser motivo de medo ou de limitação.
A proposta do livro é apresentar esse universo de maneira leve, sensível e acolhedora, contribuindo para que crianças que também utilizam aparelhos ortopédicos possam se reconhecer na história, perceber que não estão sozinhas e encarar esse processo com mais naturalidade.
Mais do que contar uma história, Helena transforma uma experiência pessoal em uma mensagem de inclusão e esperança. A iniciativa também busca sensibilizar famílias e a sociedade para a importância da representatividade na infância, mostrando às crianças que suas diferenças também podem fazer parte de histórias bonitas e cheias de possibilidades.
O lançamento de “Helena e o Mundo dos Aparelhos Ortopédicos” aconteceu nesta quinta-feira (8),na AACD, em Porto Alegre.
O livro está disponível gratuitamente em formato digital, permitindo que a história possa chegar a outras crianças e famílias.
Em uma semana tão simbólica para a infância, a história de Helena reforça a importância da representatividade e de criar espaços para que cada criança possa se reconhecer, se sentir acolhida e compreender que suas diferenças também fazem parte de quem ela é.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Município de Três Coroas
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Campeonato Municipal de Vôlei Indoor movimenta Taquara com 11 equipes em duas categorias
08/10/2026 às 16:40
Bairros de Taquara recebem pesquisas do IBGE ao longo de outubro
08/10/2026 às 16:30
Prefeitura de Taquara fará ação de recolhimento de volumosos na 1ª quinta-feira sem chuva
08/10/2026 às 15:15
Taquara inicia elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana em parceria com a UCS
08/10/2026 às 14:50
3º Fórum Estadual de Alfabetização reúne mais de mil participantes na FACCAT, em Taquara
08/10/2026 às 13:30
Quase quatro mil pessoas foram atendidas em ação oftalmológica em Taquara
08/10/2026 às 10:55