ARBORIZAÇÃO URBANA
Taquara inicia elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana em parceria com a UCS
Documento será elaborado ao longo de 12 meses e contará com diagnóstico técnico e participação da comunidade.
Publicado em 08/10/2026 às 14:50
A Prefeitura de Taquara iniciou a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), através da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM/UCS). O trabalho terá duração prevista de 12 meses e deverá estabelecer diretrizes para o planejamento, implantação, manejo e monitoramento da arborização urbana.
O plano será elaborado a partir de um diagnóstico da arborização existente na área urbana central e nos núcleos urbanos do município. Serão avaliadas árvores em passeios públicos, canteiros, praças e parques, considerando espécies, condições das plantas, podas, pragas e possíveis conflitos com calçadas e redes de infraestrutura.
Também serão definidos critérios para escolha de espécies, locais de plantio, distâncias em relação a postes, redes de serviços, esquinas, bocas de lobo, hidrantes e outras árvores, além de orientações para plantio, replantio e poda. O documento deverá abordar ainda áreas privadas e o manejo de espécies exóticas e invasoras.
Conforme a prefeita, Sirlei Silveira, Plano Municipal de Arborização Urbana vai nortear a administração para a arborização correta no município. “O plano será construído a partir de informações técnicas e da participação da comunidade, permitindo definir diretrizes para o plantio, manejo e manutenção das árvores e contribuir para um planejamento adequado da arborização urbana de Taquara”, destaca.
“A elaboração do plano nos permitirá conhecer a realidade do município e estabelecer critérios para orientar as futuras ações de arborização, considerando as características das nossas vias e a infraestrutura existente”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Júnior Eltz.
Participação da comunidade
A população participará do processo por meio de questionário on-line, reuniões e consulta pública. O município também deverá formar um Grupo de Trabalho multidisciplinar para acompanhar a elaboração do plano e contribuir com informações.
A equipe do ISAM/UCS reúne profissionais de diferentes áreas, entre eles o engenheiro civil e professor Juliano Rodrigues Gimenez, coordenador-geral do trabalho e diretor do instituto, e a bióloga e geógrafa Gisele Cemin, responsável técnica.
A elaboração do PMAU não significa o início imediato das ações de arborização. Ao longo dos 12 meses, serão definidos diagnóstico, diretrizes, prioridades, indicadores e um cronograma indicativo para as medidas propostas.
Ao final, o conteúdo deverá ser apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, à Câmara de Vereadores e à população, servindo como referência para o planejamento da arborização urbana de Taquara.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Município de Taquara
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Município de Três Coroas vive semana com competições de canoagem e homenagem aos campeões
07/10/2026 às 18:45
Município de Três Coroas recebe Campeonato Gaúcho de MTB Cross Country
07/10/2026 às 18:30
Corsan abre vaga de trabalho para agente de saneamento no município de Três Coroas
07/10/2026 às 13:55
Município de Parobé reforça frota da Saúde com a chegada de dois novos veículos
07/10/2026 às 11:45
Feira de Adoção terá edição especial durante a Festa das Crianças em Parobé
07/10/2026 às 11:40
Encontro do Dia do Idoso e abertura do Outubro Rosa reúnem mais de 300 pessoas em Parobé
07/10/2026 às 11:35