LOGICANDO DAY
Feevale promove Logicando Day com oficinas de tecnologia para estudantes do Ensino Médio
Atividade reunirá alunos de escola de Parobé e integrará programação do Dia do MIT App Inventor, iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
Publicado em 25/08/2026 às 15:20
A Universidade Feevale realiza nesta quinta-feira (27), das 8h30min às 11h, o segundo Logicando Day de 2026. A atividade acontece no prédio Verde, no Câmpus II, e integra o projeto de extensão Logicando - Aprendizagem Criativa e Tecnologias Digitais no Desenvolvimento do Pensamento Computacional, coordenado pela professora Sandra Miorelli.
O evento receberá cerca de 50 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio José Augusto Henemann, de Parobé, que participarão de oficinas e atividades práticas envolvendo tecnologias digitais, programação e educação maker. Nesta edição, o Logicando Day também fará parte do Dia do MIT App Inventor, iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa que reúne atividades realizadas em diferentes locais para estimular estudantes a criarem seus próprios aplicativos. A proposta é proporcionar uma experiência de aprendizagem baseada na experimentação, na criatividade e na autoria, permitindo que os participantes desenvolvam projetos, testem possibilidades, cometam erros e encontrem soluções.
Desde 2024, o Logicando Day promove oficinas e workshops voltados ao desenvolvimento do pensamento computacional, da literacia digital e da educação maker. Além de proporcionar o contato com diferentes tecnologias, a iniciativa aproxima estudantes e professores da Universidade Feevale e possibilita que conheçam seus espaços e recursos.
Durante o evento, serão oferecidas oficinas de aproximadamente uma hora, realizadas nos laboratórios dos prédios Verde e Amarelo. Entre as possibilidades desenvolvidas pelo projeto estão construção de aplicativos com o App Inventor, jogos em Python, programação na plataforma Code.org, OctoStudio, jogos, robótica e desenho digital.
Os participantes também poderão explorar atividades de experimentação livre, organizadas em formato de trilha e sem duração determinada. Entre elas estão Desenho Digital, Ilha de Jogos, Robótica Maker, Ilha de Realidade Virtual, Impressão em 3D e Museu de Tecnologias Digitais. A organização do Logicando Day envolve estudantes dos cursos de Computação e Jogos Digitais, além de integrantes de projetos de pesquisa coordenados por professores da área de Tecnologia da Informação.
Aprender fazendo
A participação do Logicando Day no Dia do MIT App Inventor reforça a proposta de vivenciar a computação de maneira criativa e prática. A iniciativa busca apresentar a tecnologia não apenas como ferramenta, mas como uma possibilidade de expressão, autoria e transformação da realidade, estimulando os estudantes a desenvolverem soluções a partir de suas próprias ideias.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Feevale
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Sicredi Caminho das Águas apoia jovem atleta de downhill de Rolante
25/08/2026 às 09:35
Líderes do turismo, gestores, estudantes e profissionais irão se encontrar em Três Coroas
24/08/2026 às 10:15
4º Taquara Summit reúne diversidade de conteúdos e fortalece conexões sobre o futuro
22/08/2026 às 17:00
Ciclone extratropical provoca instabilidade e queda de temperatura no Rio Grande do Sul
19/08/2026 às 18:00
Corsan oferece desconto de até 70% para beneficiários da Tarifa Social quitarem dívidas
17/08/2026 às 13:50
Prendas estaduais do Vale do Paranhana compartilham trajetórias em roda de conversa
10/08/2026 às 10:00