Portal da Cidade Igrejinha

RETOMADA DA ECONOMIA

Um mandato de entregas, por Dalciso Oliveira

De modo geral, nossa economia gaúcha se recuperou bastante em 2021.

Publicado em 29/12/2021 às 17:35
Atualizado em

(Foto: Divulgação / ALRS)

O segundo semestre de 2021 foi, inicialmente, de consolidação da retomada da nossa economia já em ritmo pós pandemia, com o avanço do comércio e dos serviços, após a indústria e o setor agropecuário terem garantido, por quase um ano e meio de coronavirus, o abastecimento de alimentos e produtos, a recuperação gradual dos empregos e da geração de renda. De modo geral, nossa economia gaúcha se recuperou bastante em 2021.

Entretanto, no final do ano tivemos o revés do surgimento de uma nova variante da Covid-19. Felizmente, os índices de vacinação estão altos em boa parte do mundo, embora seja necessário, ainda, avançar em vários países.

Também recebemos com preocupação os indicadores de estagnação dos últimos meses e perspectivas de recessão na nossa economia nacional, que retorna acompanhada do aumento geral da pobreza e da desigualdade, frutos da má condução política e de velhos problemas estruturais como inflação e falta de insumos.

Tenho focado minha atuação parlamentar em produzir entregas e apresentar resultados concretos para a população, seja no Vale do Paranhana de onde venho, seja para todo o Rio Grande que produz.

Assim, coordenei em 2021 a Frente Parlamentar em defesa da Indústria Gaúcha (FPI/RS) e a Comissão Especial da Indústria (CEI), ambas em pleno funcionamento, trabalhando para unificar todos os setores da indústria em prol de uma política industrial de estado, com transversalidade e visão de longo prazo, que recoloque a indústria, acompanhada da inovação e da agregação de valor, na centralidade da nossa economia.

Conquistamos e entregamos, neste último semestre, muitos recursos para o Vale do Paranhana e diversos municípios gaúchos. Fizemos agendas em Brasília e estamos trabalhando por soluções para gargalos das nossas rodovias, bem como pela ampliação da infraestrutura como um todo e outros modais de transporte, por mais cursos técnicos especializados em tecnologia e inovação sintonizados com as demandas da indústria, pela ampliação de plantas industriais e melhorias no Fundopem, pela geração de energia com resíduos da indústria de calçados, estímulo a retomada do turismo, ao turismo inovador e sua organização regional e pela regulamentação da profissão de podólogos e dos serviços de podologia no Brasil, entre diversas outras pautas importantes.

Da mesma forma, tenho atuado em sintonia com meu partido, o PSB, e tenho a honra de liderar atualmente nossa bancada na Assembleia Legislativa e que vai apresentar, em 2022, um grande programa para o desenvolvimento do RS.

Precisamos manter a pandemia sob controle. Tenho convicção que este novo ano será melhor, de muito trabalho e aprendizado, mas sobretudo de escolhas e novas oportunidades. Seguirei focado em resultados práticos para melhorar a vida das pessoas!

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.

Entre em contato conosco: linktr.ee/portaligrejinha.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário