Portal da Cidade Igrejinha

ESSÊNCIA FEMININA

Usaflex quer 50% de mulheres em posições executivas até 2025

Segundo a calçadista igrejinhense, 64% dos colaboradores são mulheres e elas já ocupam 45% dos cargos de liderança na empresa.

Publicado em 08/03/2024 às 11:35

Daniela Paula Colombo, DHO da Usaflex. (Foto: Divulgação / Usaflex)

Daniela Paula Colombo, DHO da Usaflex. (Foto: Divulgação / Usaflex)

A marca de calçados Usaflex, reconhecida como líder no segmento de calçados femininos confortáveis, tem se destacado no mercado não apenas por sua linha de produtos voltada para mulheres, mas também por seu compromisso em entender e atender às necessidades desse público de forma abrangente. Com a entrada do Fundo de Investimento da Axxon Group em 2016, houve a reestruturação da área de RH – Recursos Humanos para DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional. Daniela Paula Colombo assumiu a direção da área e os temas diversidade e equidade de gênero passaram a fazer parte da agenda estratégica da companhia.

Atualmente, a Usaflex possui cerca de 64% de mulheres em seu quadro geral, dessa forma, o maior desafio é capacitar e despertar nas mulheres a busca pelo seu espaço, para aumentar o percentual nos cargos de liderança. Para tanto, metas robustas foram implementadas pela companhia.

“Quando dizemos que a Usaflex é uma marca feminina, isso não se limita ao público de nossos produtos, é, na verdade, parte fundamental de quem somos. Em 2020, apenas 27% de mulheres ocupavam as posições de liderança, e hoje, já somos 45% de mulheres em cargos de liderança. Nossa meta é atingir 50% até 2025. Estamos quase lá”, comenta Daniela Paula Colombo, diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional da Usaflex, destacando que, ao traçar a meta em 2020, ela foi considerada audaciosa diante do contexto da época.

Essa meta faz parte do compromisso da Usaflex de contribuir para o desenvolvimento das mulheres na sociedade, por meio de ações de conscientização e fortalecimento da liderança feminina. Para atingir esse objetivo, a empresa começou olhando para dentro, investindo em capacitação e desenvolvimento das colaboradoras, buscando potencializar talentos internos e apoiar o crescimento das mulheres na cultura da empresa.

Em 2020, a Usaflex tornou-se a primeira indústria de calçados femininos a aderir aos 7 Princípios de Empoderamento Feminino da ONU, lançando o programa Empodera. O programa visa desmistificar conceitos e discutir temas importantes para o empoderamento feminino, por meio de palestras, capacitações e discussões. Além disso, a Usaflex também busca reter e atrair mulheres por meio de uma política de cargos e salários que inclui paridade salarial e diretrizes claras contra a discriminação de gênero em seu Código de Conduta.

A presença crescente de líderes femininas no mercado de trabalho mostra que empresas como a Usaflex estão no caminho certo ao promover a equidade de gênero e a capacitação feminina em cargos de liderança. Esse movimento não só beneficia as empresas, que se tornam mais conscientes da importância da diversidade, mas também fortalece as mulheres, incentivando-as a ocupar espaços antes inacessíveis.

"Estamos colhendo bons frutos, pois além das empresas estarem mais conscientes das vantagens da diversidade, percebo também um número maior de redes de apoio para as mulheres ocuparem os espaços que almejam. Isso é importante para fortalecer as mulheres e quebrar padrões que hoje já não se sustentam", explica a diretora. Ela destaca ainda que as mulheres estão cada vez mais bem preparadas e ressalta a importância de investir no autoconhecimento e na ampliação da consciência sobre as potencialidades femininas. "Quando reconhecemos o valor e o poder de quem somos, abrimos espaço para nossa essência, permitindo exercer uma liderança autêntica e livre", finaliza.

Mais sobre a Usaflex

Fundada em 1998, na cidade de Igrejinha, a Usaflex é pioneira e líder na fabricação de calçados e bolsas de couro que priorizam a inovação, estilo e conforto para mulheres. Com produção de até 25 mil pares de calçados por dia, a marca se destaca por agregar tecnologia em mais de 50 diferentes linhas de produtos, que podem ser adquiridos pela loja virtual, multimarcas ou em uma das mais de 300 franquias espalhadas por todo território nacional.

Fonte:

Deixe seu comentário