Portal da Cidade Igrejinha

PRIMEIRA DIRETORIA

Solenidade marca a formalização da Associação de Moveleiros de Igrejinha

Além dos princípios associativistas a entidade criada visa aprimorar a colaboração entre empresas próximas e também viabilizar outras vantagens ao setor.

Publicado em 19/01/2021 às 23:15

(Foto: Divulgação / FCI)

(Foto: Divulgação / FCI)

(Foto: Divulgação / FCI)

(Foto: Divulgação / FCI)

A noite de segunda-feira (18) foi marcada pela cerimônia de fundação oficial da AMI - Associação de Moveleiros de Igrejinha, que também serviu de assembleia para eleição da primeira diretoria.

Além dos princípios associativistas a entidade criada visa aprimorar a colaboração entre empresas geograficamente próximas e também viabilizar outras vantagens, dentre as quais, as compras de matéria prima em lotes, a qualificação da mão de obra de modo geral, a participação em feiras e eventos do ramo e a facilitação do descarte de resíduos de acordo com a legislação ambiental vigente.

Embora a formalização tenha ocorrido somente agora, de fato, a cooperação entre fabricantes de móveis de Igrejinha já vem ocorrendo desde meados de 2015, quando retomaram a realização da Femóveis, com sua programação componente do Igrejinha Mix.

A produção de móveis sob medida em Igrejinha teve seu início em meados da década de 1980, passou pela participação de empresas em algumas edições da Femóveis regional e acabou retomada quando esta feira foi anexada ao Igrejinha Mix. Hoje a feira de móveis de junho é sucesso de público, garantindo a difusão das marcas de produção de móveis sob medida de Igrejinha para o país todo.

Em 2017, Luis Cláudio da Rosa, assumiu a Presidência da Setorial Moveleira do estado do RS, prova incontestável do potencial de desenvolvimento industrial e econômico que as empresas de Igrejinha podem gerar. Também no mesmo ano uma parceria com a escola Unialcance viabilizou a realização de um curso de marcenaria de móveis sob medida, que teve 70% de aulas práticas dos alunos na sede de uma das empresas locais.

Segundo Luis, aclamado Presidente da AMI: “Estamos vivendo um momento histórico! Honrando aqueles que iniciaram suas primeiras empresas em Igrejinha há cerca de 30 anos atrás. Eles sonhavam com um setor moveleiro forte que gerasse emprego e renda, levando o nome de Igrejinha para todo o país. Ainda temos muito a construir pela frente mas a partir de hoje viveremos uma nova fase!”

As empresas fundadoras são Costa Móveis, Sidi Móveis, Inovar`t, ALM Marcenaria, Artes Lima, Moby Marcenaria, Firenze, MD Móveis, ArtSul e D`Nato. A Diretoria aclamada teve Luis como Presidente, Luciano da Rosa como Vice e Pedrinho Costa como tesoureiro.

Em seguida, a associação trabalhará num cronograma de ações visando o fortalecimento do setor moveleiro, qualificação e viabilização de negócios.

Fonte:

Deixe seu comentário