Portal da Cidade Igrejinha

SOCIALIZAÇÃO

Grupos de idosos transformam a vida de quase 300 pessoas em Igrejinha

Em média, são atendidos 290 idosos, divididos em oito grupos em diferentes bairros e no interior do município.

Publicado em 18/01/2019 às 00:55
Atualizado em

Serviço atende, em média, 290 idosos com uma série de atividades promotoras de saúde. (Foto: Divulgação/PMI)

O concurso de música Vovoice é um sucesso nos grupos. (Foto: Divulgação/PMI)

Participantes se divertem com o câmbio, uma espécie de volei adaptada para a melhor idade. (Foto: Divulgação/PMI)

Passeios estão entre as atividades preferidas dos participantes. (Foto: Divulgação/PMI)

Um lugar para socializar, fazer amigos, se divertir, gerar saúde para a mente e o corpo. Ser feliz, independente da história ou idade de cada um. Esta é a atmosfera dos grupos de idosos atendidos no município através do trabalho realizado pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social, integrado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo do envelhecimento saudável e ativo, desenvolvimento da autonomia e sociabilidades. Desta forma, proporciona vivência em grupo, respeitando e valorizando as experiências vividas como uma forma de expressão, interação e proteção social. 

Em média, são atendidos 290 idosos, divididos em oito grupos em diferentes bairros e no interior do município. Os núcleos participam de atividades como orientação social, atividades físicas, jogos câmbio, coral, hidroginástica, capoeira e passeios. Tudo é acompanhado de perto por uma equipe técnica, formada por assistente social, orientadora social acadêmica de Serviço Social , profissional de Educação Física, educador social com formação em Música e um educador de capoeira. 

"Após a inserção dos usuários no serviço, muitos nos relatam que estão vivendo uma excelente época de suas vidas, devido a maior socialização e a volta da autonomia", comenta a orientadora social dos grupos, Lore Almeida. "Para 2019 esperamos inserir um maior número de participantes, proporcionando um serviço de qualidade e resolutividade nas demandas apresentadas", destaca.


Conheça os grupos

Sempre Amigos (bairro Viaduto)

Os unidos (bairro Cohab)

Mãos dadas (bairro XV de Novembro)

Bons amigos (Morada Verde)

Amigos para sempre (Vila Nova)

Conviver (Centro)

Bom Pastor (Bom Pastor)

Serranos unidos (Serra Grande)

Os encontros acontecem sempre às 13h, com duração média de duas horas e meia. Mais informações podem ser obtidas junto ao CRAS (Rua Theodoro Bishoff, 415, Bom Pastor), que atende no telefone 3545-3116 ou diretamente com os grupos.

Fonte:

Deixe seu comentário