Portal da Cidade Igrejinha

NOVO ESPAÇO

De casa nova: Igrejinha inaugura novo Centro Administrativo

O novo Centro Administrativo de Igrejinha é um marco na história do Município.

Publicado em 26/05/2020 às 23:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PMI)

(Foto: Divulgação / PMI)

(Foto: Divulgação / PMI)

Muitas vezes para se resolver um problema ou situação é necessário usar a criatividade. E foi assim que surgiu a ideia de construção da nova sede da prefeitura. Não havia recursos, mas havia a necessidade de se construir um novo espaço para abrigar a administração pública, um espaço que pudesse concentrar as secretarias e órgãos municipais, evitando que os cidadãos tenham que se deslocar para vários locais diferentes em busca de solução para suas demandas.

O projeto foi concebido através de um concurso que escolheu a idéia apresentada pela Mote 85 Arquitetos e Octo Coletivo, composto pelos arquitetos Andrei Português Rosa, Iuri Hausen Mizoguchi, Marcus Eduardo de Andrade Weber,  Michele Pigatto Librelotto.  O projeto estrutural foi elaborado pelo Engenheiro Civil Charles Enno Klein.

O Município já havia adquirido uma área no bairro XV de Novembro, e através de uma concorrência pública, vendeu a área da prefeitura no centro, dando um passo definitivo para a construção da nova sede. Se materializou ali, de forma definitiva a construção de um Centro Administrativo moderno, um sonho da comunidade igrejinhense.

O novo Centro Administrativo de Igrejinha, localizado na Avenida Ildo Meneghetti, nº 757 no bairro XV de Novembro, é um marco na história do Município.

O prédio com mais de 3.170 m² reunirá as secretarias de Administração e Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Meio Ambiente, Educação, Finanças e os departamentos, Jurídico, Compras e Licitações, Recursos Humanos, Tecnologia de Informação, Protocolo Geral, Dívida Ativa, Controle Interno, Compaq, Defesa Civil, Comunicação e o Gabinete do Prefeito.

O espaço conta também com um estacionamento exclusivo para os veículos oficiais, além de um amplo espaço para os servidores da Prefeitura e para os igrejinhenses que necessitarem ir até o novo centro administrativo deixarem seus automóveis em segurança.

Embelezando a fachada do prédio uma releitura de uma obra pintada em 1650 pelo gravurista suíço Matthäus Merian que retrata a cidade de Simmern, reconhecida como cidade-irmã de Igrejinha há sete anos. A pintura foi realizada pelo artista plástico igrejinhense Edgar Wilde e possui 9m de largura por 3m de altura, totalizando 27m².

O Centro Administrativo foi batizado com o nome do ex-prefeito Lauri Auri Krause, que ficará eternizado em um memorial no saguão do prédio. Além da vida política com dois mandatos como prefeito além de ter sido vereador, Lauri também foi o idealizador da Oktoberfest, a maior festa comunitária do país e que projetou nacionalmente o nome de Igrejinha.

Fonte:

Deixe seu comentário