Portal da Cidade Igrejinha

EFEITOS DA ESTIAGEM

Município de Taquara estima R$ 19 milhões de prejuízos em razão da seca

Culturas mais atingidas são hortifruti, milho, mandioca, leite e piscicultura.

Publicado em 02/03/2023 às 09:25

Reunião do comitê de crise no gabinete da prefeita. (Foto: Cristiano Vargas / PMT)

O comitê de crise formado para debater as consequências da estiagem em Taquara se reuniu, nesta segunda-feira (27), onde foram apurados os dados necessários para o município decretar situação de emergência. Fizeram parte do encontro representantes do Corpo de Bombeiros, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Emater, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, assim como da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e do Gabinete da Prefeita.

A reunião ocorreu no Palácio Coronel Diniz Martins Rangel, onde foi estimado pelos participantes um prejuízo de R$ 19 milhões na agricultura devido à falta de chuvas contínuas. As culturas mais atingidas são hortifruti, milho, mandioca, leite e piscicultura. A seca também ocasionou a falta de água para moradores, que estão sendo atendidos pela Defesa Civil e pelas secretarias distritais da Prefeitura de Taquara. “Estamos dialogando com os órgãos responsáveis pelos setores afetados pela estiagem, e buscando formas de nos precavermos, tanto em relação ao excesso de chuvas, quanto em relação às secas”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, João Carlos de Brito, também se manifestou a respeito do problema que afeta a agricultura e a pecuária no município. “Precisamos de chuva com sequência longa para encharcar o solo, abastecendo as plantações. Encontramos açudes sem água e plantações que não se desenvolveram em razão da seca”, lamentou Brito. O secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, também se pronunciou a respeito da seca, frisando as medidas que estão sendo tomadas pela administração municipal.

Situação de emergência

“Temos o dano material na agropecuária, e o dano humano com as famílias sem o abastecimento de água. Garantimos à população que há subsídios, com os dados que temos, para o decreto de situação de emergência em razão da estiagem. Este documento será essencial para arrecadarmos recursos para Taquara, a fim de diminuir os danos ocasionados pela falta de chuvas. O decreto também favorecerá o agricultor e pecuarista para refinanciar empréstimos, ou mesmo pleiteá-los junto às instituições financeiras, conforme aporte anunciado para o Rio Grande do Sul pelo Governo Federal”, salientou o secretário.

Fonte:

Deixe seu comentário