Portal da Cidade Igrejinha

AGRONEGÓCIO INOVADOR

Agtech gaúcha receberá R$ 1 milhão do programa Comunitá, da Sicredi

Startup desenvolve soluções para controle, sensoriamento e automação de cultivos.

Publicado em 23/11/2022 às 15:40

(Foto: Eduarda Neves)

A primeira startup investida pelo programa Comunitá – parceria entre as instituições financeiras cooperativas Sicredi Caminho das Águas (Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Litoral), Sicredi Pioneira (na Serra Gaúcha e Vale do Sinos), Sicredi Serrana (Serra) e a aceleradora Ventiur – está definida. A agtech gaúcha Elysios Agricultura Inteligente, que desenvolve soluções para controle, sensoriamento e automação de cultivos, receberá R$ 1 milhão para impulsionar seu crescimento.

O contrato foi assinado nesta quarta-feira (23), na sede da Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis (RS). Além do investimento, a Elysios receberá mentoria e acompanhamento estratégico da Ventiur. Também será conectada à rede da Sicredi Pioneira, Sicredi Serrana e da Sicredi Caminho das Águas, alavancando suas vendas e oferecendo soluções sob medida aos associados das cooperativas.

Lançado em abril deste ano, o Comunitá tem o objetivo de identificar e acelerar startups que possam contribuir com o crescimento dos associados, das comunidades e das cooperativas do Sicredi. A parceria prevê que a Ventiur faça o planejamento e a estruturação do veículo de investimento, além de acelerar as startups. Já as cooperativas têm coparticipação nos aportes, definem as empresas selecionadas e entregam o smart-money que acelera o crescimento e o impacto da startup.

"A Elysios foi selecionada em um universo de 96 startups analisadas. A empresa apresentou um modelo de negócio que faz muito sentido para as cooperativas do Sicredi e, principalmente, aos seus associados, levando mais tecnologia para o agronegócio, uma das bandeiras do Programa Comunitá", explica o head de Corporate Venture Capital da Ventiur, Leonardo Mezzomo.

A Elysios está presente em 17 Estados, com mais de 3 mil usuários ativos e 100 mil hectares mapeados. A empresa utiliza Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) para possibilitar o aumento da rentabilidade e da produtividade do produtor. Com o aporte do Comunitá, a startup irá aprimorar seus produtos e impulsionar as estratégias comerciais e de marketing.

"A Elysios nasceu com o propósito de levar tecnologias acessíveis para ajudar os agricultores do nosso país. A parceria com as cooperativas do Sicredi reforça nosso propósito e nos possibilita um excelente caminho para acelerarmos ainda mais nosso crescimento", afirma Frederico Brito, diretor Financeiro e Administrativo da Elysios.

O diretor-executivo da Sicredi Caminho das Águas, Sherlei Zucchetti, acrescenta: “Estamos muito felizes em fazer parte dessa iniciativa extremamente inovadora porque ela vai muito na direção do propósito de liberar o potencial de pessoas e negócios. Esperamos que outros possam vir a se somar”.


Sobre a Sicredi Caminho das Águas

Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Com mais de 300 soluções financeiras, a cooperativa reúne mais de 75 mil associados em 33 municípios no Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul. Sua área de abrangência contempla os municípios de Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Campo Bom, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas e Xangri-lá. Com sede em Rolante/RS, a Sicredi Caminho das Águas é integrante do Sistema Sicredi, composto por 108 cooperativas distribuídas pelo Brasil.

Fonte:

Deixe seu comentário