TERAPIAS GRATUITAS
Práticas Integrativas e Complementares fortalecem o cuidado com a saúde pública em Taquara
Oferecidas gratuitamente pelo SUS, terapias promovem o bem-estar físico, mental e emocional dos pacientes.
Publicado em 09/07/2026 às 16:15
A Prefeitura de Taquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece há dois anos as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Esse conjunto de terapias disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliam no tratamento convencional, promovendo um cuidado mais amplo com a saúde física, mental e emocional da população.
Implantadas no município em maio de 2024, as PICS vêm registrando boa procura por parte dos usuários da rede pública de saúde. A proposta é complementar os tratamentos médicos tradicionais, proporcionando mais qualidade de vida e contribuindo para a prevenção de doenças, alívio de sintomas e fortalecimento do bem-estar dos pacientes.
A prefeita Sirlei Silveira destaca a importância da iniciativa para a humanização do atendimento em saúde. "As Práticas Integrativas e Complementares representam um importante avanço na forma de cuidar das pessoas. Ficamos muito felizes em ver a boa aceitação da comunidade ao longo desses dois anos, comprovando que investir em uma saúde mais humanizada e integral traz benefícios reais para a qualidade de vida da nossa população", afirma.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Loreni Spirlandelli, atualmente o município disponibiliza atendimentos de acupuntura, auriculoterapia, aromaterapia e aulas de artesanato, realizados por profissionais capacitados em diferentes unidades de saúde.
Locais e horários
Acupuntura
- UBS Dr. Mariozinho: segundas-feiras, das 8h às 12h;
- UBS Empresa: quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Auriculoterapia
- UBS Santa Rosa: quintas-feiras, das 8h às 12h;
- UBS Mundo Novo: sextas-feiras, das 8h às 12h;
- UBS Santa Teresinha: sextas-feiras, das 13h às 16h.
Aromaterapia
- Complexo Municipal de Saúde: segundas e quintas-feiras, das 17h às 21h;
- CAPS: quintas-feiras, das 13h às 16h.
Artesanato
- Auditório da Secretaria Municipal de Saúde: segundas-feiras, das 13h às 16h;
- UBS Eldorado: terças-feiras, das 13h às 16h;
- UBS Empresa: quartas-feiras, das 13h às 16h;
- UBS Santa Maria: quintas-feiras, das 13h às 16h;
- CAPS: segundas e terças-feiras, das 13h às 16h;
- UBS Mundo Novo: quartas-feiras, das 13h às 16h;
- Cruzeiro do Sul (extensão da UBS Empresa): quintas-feiras, das 13h às 16h.
Como participar
Os interessados em participar de uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, levando o Cartão SUS e um documento de identificação com foto.
Após avaliação realizada pelo médico ou enfermeiro da unidade, sendo constatada a indicação para o tratamento complementar, o paciente será orientado a realizar sua inscrição em uma das modalidades indicadas pelo profissional de Saúde.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (51) 3541-9300.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Município de Taquara
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Vereador Silvestre Garcia conquista R$ 400 mil para o Hospital Bom Pastor de Igrejinha
06/07/2026 às 17:00
Parobé recebe oficialmente novo veículo adaptado para o transporte de pacientes da Saúde
03/07/2026 às 08:45
Hospital Bom Pastor celebra o nascimento de bebê com 5,470 kg em Igrejinha
02/07/2026 às 17:00
Obra da nova UBS Mundo Novo avança e já ultrapassa 50% de execução em Taquara
01/07/2026 às 09:10
Três Coroas garante R$ 2 milhões para construção de UBS no bairro Águas Brancas
17/06/2026 às 18:35
Taquara aplicou até o momento cerca de 9 mil doses da vacina contra a gripe
15/06/2026 às 16:20