INCENTIVO AO ESTUDO
Imersão “Meu Futuro Vale Mais” incentiva estudantes de Taquara a planejar o futuro
Atividade financiada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social reuniu estudantes do 9º ano das escolas municipais.
Publicado em
22/10/2026 às 16:50
Atualizado em
Estudantes do 9º ano das escolas municipais de Taquara, das zonas urbana e rural, participaram nesta quinta-feira (22) da imersão “Meu Futuro Vale Mais”, que ocorreu no Centro de Eventos da FACCAT. A iniciativa, que teve incentivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, busca incentivar a permanência escolar e promover reflexões sobre sonhos, perspectivas profissionais e a importância da conclusão dos estudos para o futuro.
Promovido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), o projeto integra as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).
A programação iniciou com a palestra “Perspectivas”, ministrada pelo professor Airton Schirmer, presidente da ONG Vida Breve, que convidou os adolescentes a refletirem sobre seus sonhos e possibilidades para o futuro. Na sequência, o assistente social e coordenador do CREAS, Gabriel Felimberti, e a psicóloga Liana Rodrigues explicaram a atuação do serviço na garantia de direitos e apresentaram informações sobre as formas legais de ingresso no mercado de trabalho.
Mercado de trabalho
Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Adalberto Soares, destacou a importância de os jovens investirem na formação e aproveitarem as oportunidades de qualificação disponíveis. “Queremos que nossos jovens acreditem em seu potencial, busquem uma formação técnica e aproveitem as oportunidades para se preparar para o futuro”, ressaltou.
A segunda parte do encontro contou com a palestra “Inclusão no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz”, ministrada por Jéssica Seitenfus, assistente de Operações do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que apresentou aos estudantes possibilidades de aprendizagem profissional.
No encerramento, a equipe do CREAS reforçou que o trabalho é proibido para menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos, e destacou a importância de garantir a continuidade dos estudos, buscando fortalecer a prevenção ao trabalho infantil e incentivar os adolescentes a reconhecerem a educação como caminho para ampliar suas oportunidades profissionais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Município de Taquara
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Parobé inicia projeto para fortalecer a participação dos pais na vida dos filhos
22/10/2026 às 10:50
Prefeitura de Taquara realiza obras na localidade de Entrepelado e no bairro Santa Maria
22/10/2026 às 10:45
Caminhão identificado por câmeras após danificar ponte entre Taquara e Parobé será multado
21/10/2026 às 17:30
Taquara participa de encontro regional sobre investimentos no turismo
21/10/2026 às 17:20
Brigada Militar prende casal com mais de 5 kg de drogas durante barreira em Três Coroas
21/10/2026 às 17:10
Taquara realizará recolhimento emergencial de volumosos na próxima quinta-feira sem chuva
21/10/2026 às 13:35