EXPERIÊNCIA LÚDICA
Oficina “Detetives da Informação” estimula pensamento crítico entre crianças, em Parobé
Durante a atividade, as crianças aprendem sobre dados, informações, conhecimento e a diferença entre fatos e opiniões.
Publicado em 18/09/2026 às 10:00
Desenvolver o pensamento crítico desde a infância é um passo importante para preparar as novas gerações para lidar de forma consciente com a grande quantidade de informações presente no cotidiano. Com esse objetivo, a Biblioteca Pública Érico Veríssimo, de Parobé, passou a oferecer a oficina “Detetives da Informação”, uma atividade de letramento informacional destinada a crianças a partir de 10 anos.
Realizada pela biblioteconomista Caroline Bilhar, a oficina propõe uma experiência lúdica e participativa, na qual os participantes assumem o papel de verdadeiros “detetives” para investigar como as informações são produzidas, compartilhadas e utilizadas.
Durante a atividade, as crianças entram em contato com conceitos como dado, informação e conhecimento, além de aprenderem a identificar diferenças entre fatos e opiniões. A proposta também incentiva os participantes a observar, questionar, levantar hipóteses, fazer perguntas e analisar diferentes situações.
A iniciativa ganha ainda mais importância diante do amplo acesso à internet, às redes sociais e às diversas fontes de informação disponíveis atualmente. A oficina busca mostrar às crianças que uma informação não deve ser aceita imediatamente como verdadeira apenas porque foi publicada ou compartilhada, estimulando a análise e a busca por fontes confiáveis.
O letramento informacional está entre as importantes funções de uma biblioteca pública e envolve o desenvolvimento de competências para localizar, compreender, avaliar e utilizar informações de maneira crítica, ética e responsável. Ao trabalhar essas habilidades desde cedo, a proposta contribui para que as crianças desenvolvam autonomia e uma postura mais consciente diante dos conteúdos que encontram no dia a dia.
A oficina também reforça o papel da Biblioteca Pública Érico Veríssimo como espaço de aprendizagem, cultura, descoberta e formação, ampliando as possibilidades de acesso ao conhecimento e contribuindo para a formação de leitores e cidadãos mais críticos e conscientes.
Agendamento
A oficina “Detetives da Informação” é realizada mediante agendamento e é voltada para crianças a partir de 10 anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Município de Parobé
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Torneio de Futsal Solidário da FACCAT arrecada alimentos para comunidade quilombola
18/09/2026 às 16:20
Três Coroas realiza caminhada pela valorização da vida durante o Setembro Amarelo
18/09/2026 às 15:20
Oficinas Culturais reúnem cerca de mil crianças nos Festejos Farroupilhas do Paranhana
18/09/2026 às 13:10
Município de Parobé promove ações de valorização da vida durante o Setembro Amarelo
18/09/2026 às 11:35
Corsan substitui válvulas e qualifica etapa da captação de água bruta em Parobé
18/09/2026 às 09:50
Município de Parobé certifica 28 alunos em cursos gratuitos de qualificação profissional
18/09/2026 às 09:40