Portal da Cidade Igrejinha

ACERVO LITERÁRIO

Município de Parobé é selecionado pelo Banrisul Cultural para renovar biblioteca pública

Projeto contempla 33 bibliotecas gaúchas e é coordenado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Publicado em 09/09/2026 às 10:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PMP)

(Foto: Divulgação / PMP)

(Foto: Divulgação / PMP)

(Foto: Divulgação / PMP)

(Foto: Divulgação / PMP)

A Biblioteca Pública Municipal Erico Verissimo, de Parobé, está entre as 16 bibliotecas públicas gaúchas selecionadas pelo Prêmio Banrisul Cultural de Bibliotecas para receber melhorias em seus espaços, mobiliário personalizado e um novo acervo literário. A iniciativa integra um projeto que contempla 33 bibliotecas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e tem coordenação técnica e implementação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

A seleção da terceira etapa do projeto levou em consideração instituições que desenvolvem ações contínuas e relevantes de leitura, educação, cultura e participação comunitária. Em Parobé, a Biblioteca Erico Verissimo se destaca pela realização de atividades que aproximam a comunidade dos livros e da cultura, fortalecendo o acesso à leitura e ao conhecimento.

Com a iniciativa, a biblioteca receberá mobiliário desenvolvido especialmente para atender às características do espaço e às diferentes faixas etárias. O projeto prevê estruturas para organização do acervo, mesas e soluções destinadas a áreas de estudo, atividades culturais e convivência, além de espaços voltados ao público infantil.

Também será disponibilizado um acervo literário personalizado. A seleção dos livros levará em conta as características da Biblioteca Erico Verissimo, buscando complementar e diversificar as obras já disponíveis para a comunidade.

Para o prefeito Gilberto Gomes, a seleção representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no município na área da educação e da cultura. “Essa conquista mostra que Parobé está fazendo a diferença quando investe em educação, cultura e acesso ao conhecimento. A Biblioteca Erico Verissimo é um espaço importante para a nossa comunidade e essa renovação vai proporcionar um ambiente ainda mais acolhedor e preparado para receber crianças, jovens, adultos e idosos. É uma grande oportunidade para ampliarmos o acesso à leitura e fortalecer ainda mais esse trabalho”, destaca o prefeito.

O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Marcelo Pereira também comemora a seleção e ressalta o impacto que as melhorias terão para os usuários da biblioteca. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento. A Biblioteca Erico Verissimo desenvolve um trabalho muito importante de incentivo à leitura e de aproximação da comunidade com a cultura. Receber novos mobiliários e um acervo pensado para as nossas necessidades vai qualificar ainda mais esse espaço e ampliar as possibilidades de atividades, especialmente para nossas crianças e estudantes”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Município de Parobé

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp