ECOCOPA
Parobé lança campanha inédita de reciclagem de figurinhas da Copa
Material arrecadado será destinado à reciclagem por meio de logística reversa, garantindo a destinação ambientalmente correta dos resíduos.
Publicado em 16/06/2026 às 11:05
Enquanto milhões de pessoas acompanham os jogos da Copa do Mundo e completam seus álbuns de figurinhas, Parobé decidiu transformar essa paixão em uma grande ação de conscientização ambiental. A Prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou a campanha EcoCopa: Craque é quem recicla!, uma iniciativa inédita na região que dará destino correto a um material que normalmente acaba no lixo: o liner, papel siliconado que fica no verso das figurinhas.
Pouco conhecido pela população, esse resíduo não pode ser descartado no lixo comum nem na coleta seletiva convencional. Sem o encaminhamento adequado, ele acaba sendo destinado aos aterros sanitários, onde pode permanecer por muitos anos sem aproveitamento.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação está mobilizando as escolas da rede municipal para se tornarem pontos de coleta do material. A comunidade também poderá participar da campanha, levando os liners até as escolas participantes ou diretamente ao ponto de coleta instalado na Prefeitura.
Todo o material arrecadado será reunido ao final da campanha e encaminhado para a Polpel Fibras, empresa especializada localizada em São Paulo, referência nacional na reciclagem desse tipo de resíduo por meio da logística reversa.
Mais do que recolher resíduos, a EcoCopa pretende despertar a consciência ambiental de crianças, jovens e famílias, mostrando que atitudes simples podem contribuir para um futuro mais sustentável.
O prefeito Gilberto Gomes destacou o caráter inovador da ação e a importância de envolver a comunidade em práticas sustentáveis. "Parobé está mostrando que é possível unir educação, esporte e responsabilidade ambiental em uma única iniciativa. Esta é uma ação inédita na nossa região e que tem um enorme valor educativo. Queremos que nossas crianças compreendam, desde cedo, a importância de cuidar do meio ambiente e que se tornem multiplicadoras dessa mensagem dentro de suas famílias", afirmou o prefeito.
Como participar?
- Guarde os papéis do verso das figurinhas
- Leve o material até uma das escolas participantes ou ao ponto de coleta na Prefeitura
- Deposite na caixa identificada da campanha EcoCopa
Fonte: Assessoria de Imprensa do Município de Parobé
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Projeto de Socialização viabiliza 70 mamografias para trabalhadoras da indústria da região
16/06/2026 às 16:40
Prefeitura de Igrejinha inicia curso gratuito de Empreendedorismo Digital com foco em IA
16/06/2026 às 13:10
Parobé realiza 13ª Conferência de Saúde e define novos representantes do Conselho
15/06/2026 às 15:55
Primeira aula da Oficina de Defesa Pessoal reúne mulheres em Parobé
15/06/2026 às 10:15
Está chegando mais uma edição do Inova Mix em Igrejinha
12/06/2026 às 12:30
Quadra da EMEF 17 de Abril é reformada e entrega ocorrerá na segunda-feira (15) em Taquara
12/06/2026 às 11:50