Portal da Cidade Igrejinha

ATÉ 30 DE NOVEMBRO

Aposentados e pensionistas podem solicitar desconto no IPTU 2027 em Taquara

Prazo para requerer o benefício inicia na segunda-feira (27) e segue até o fim de novembro.

Publicado em 04/08/2026 às 17:20

(Foto: Divulgação / PMT)

A Prefeitura de Taquara abrirá, a partir da próxima segunda-feira (27), o período para solicitação do desconto no IPTU 2027 destinado a aposentados, pensionistas e outros contribuintes que atendam aos requisitos estabelecidos pela legislação municipal. Os pedidos poderão ser protocolados até 30 de novembro junto à Prefeitura.

Além de aposentados e pensionistas, o benefício também poderá ser solicitado por pessoas com 65 anos ou mais que ainda não sejam aposentadas, inativos, pessoas com deficiência e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), desde que atendam aos critérios de renda previstos.

Para encaminhar o pedido, o contribuinte deverá apresentar documentação que comprove a propriedade ou posse do imóvel, a condição que dá direito ao benefício, documentos pessoais e comprovantes de renda. A Administração Municipal poderá solicitar documentos complementares, caso sejam necessários para a análise do processo.

A prefeita Sirlei Silveira destacou a importância de que os contribuintes observem o período para realizar a solicitação. "Quem se enquadra nos critérios deve reunir a documentação e protocolar o pedido dentro do prazo. Nosso objetivo é garantir que esse benefício alcance todos que têm direito, conforme prevê a legislação", afirmou.

A Prefeitura orienta que os interessados procurem o setor responsável durante o período de inscrições para obter informações sobre a documentação necessária e efetuar o protocolo do requerimento. O prazo para solicitação encerra em 30 de novembro de 2026.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Município de Taquara

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp