Portal da Cidade Igrejinha

SELO DE QUALIDADE

Município de Igrejinha comemora conquista da adesão ao SUSAF

O selo permite que empresas registradas possam comercializar produtos de origem animal em todo o território estadual, e não apenas dentro do município.

Publicado em 15/02/2023 às 12:20

(Foto: Divulgação / PMI)

Pela primeira vez, a cidade de Igrejinha conseguiu sua adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte - SUSAF. A implantação do sistema permite que os estabelecimentos registrados possam comercializar seus produtos de origem animal em todo o Estado do Rio Grande do Sul, e não apenas dentro do município.

A primeira empresa a conquistar o selo foi a granja avícola Serra Ovos, localizada na Serra Grande. Além de permitir a abrangência do comércio, o selo abre novas possibilidades de negócio e é fundamental para que pequenos empreendedores do meio rural cresçam levando o nome de Igrejinha para mais consumidores gaúchos.

O Secretário de Agricultura de Igrejinha, Neimar Parreira, afirma que a adesão ao sistema já era um desejo antigo. “Nos últimos anos, nos empenhamos muito na estruturação séria e comprometida da fiscalização de produtos de origem animal, para garantir qualidade e segurança não apenas para o consumidor, mas para o próprio fabricante. Todo esse trabalho nos permite comemorarmos hoje a adesão ao SUSAF, o que é bom para quem produz e bom para nossa cidade”, diz o secretário Neimar.

No município, o Serviço de Inspeção Municipal de Igrejinha (SIM) atua com fiscalizações periódicas nos oito estabelecimentos registrados que realizam o processo de industrialização em produtos de origem animal, sendo que cinco deles são supermercados, dois são fábricas de embutidos e um é uma granja de ovos.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, afirma que a adesão SUSAF é um grande passo para os estabelecimentos. “Conseguimos a importante conquista de termos Igrejinha registrada no SUSAF, um selo de qualidade reconhecido em todo o estado. A abrangência comercial que o selo permite trará mais crescimento e desenvolvimento para todos os registrados”, diz Leandro.

A implantação do SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), regulamentado pelo Decreto Estadual n° 55.324 de 22 de junho de 2020, permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (CISPOA). Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a este Sistema, é necessário comprovar que o mesmo esteja regulamentado, estruturado e ativo nos termos do Decreto Estadual 55.324/20 e a Instrução Normativa n° 24/2020.

Fonte:

Deixe seu comentário