CASSAÇÃO
Justiça cassa mandatos de vereadores e diplomas de cinco suplentes em Riozinho
Decisão da 55ª Zona Eleitoral de Taquara atendeu pedido do MPE e apontou uso irregular de recursos da cota de gênero nas eleições de 2024.
Publicado em 17/03/2026 às 16:30
A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos de dois vereadores eleitos pelo MDB no município de Riozinho, além da cassação ou negação dos diplomas de cinco suplentes da mesma sigla. A decisão foi publicada no dia 6 de março pela 55ª Zona Eleitoral de Taquara, após representação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
A ação foi proposta em dezembro de 2024 pela promotora eleitoral Fabiane Cioccari e apontou irregularidades na utilização de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), destinados à cota de gênero.
Segundo a investigação, parte dos valores que deveriam ser utilizados exclusivamente para impulsionar candidaturas femininas foi direcionada para custear materiais de campanha de candidatos homens do partido.
A análise das prestações de contas e das demais provas reunidas no processo indicou que os recursos públicos não foram integralmente aplicados em benefício das candidaturas femininas, como determina a legislação eleitoral. Ainda que as candidatas tenham relatado não ter percebido prejuízo direto durante o período de campanha, a Justiça entendeu que houve desequilíbrio significativo na aplicação dos recursos.
Na sentença, o juízo eleitoral destacou que a irregularidade compromete a política pública de incentivo à participação feminina na política, prevista na legislação eleitoral.
Com a decisão, além da perda dos mandatos dos dois vereadores eleitos pelo MDB, cinco suplentes da sigla tiveram seus diplomas cassados ou negados. O magistrado determinou ainda que as duas vagas conquistadas pelo partido na Câmara de Vereadores de Riozinho passem a ser ocupadas pelas candidatas mulheres da legenda.
De acordo com a sentença, a medida busca preservar a vontade do eleitorado que votou na sigla, sem anular os votos recebidos pelo partido, ao mesmo tempo em que corrige a irregularidade relacionada ao uso indevido da cota de gênero.
Fonte: Portal da Cidade Igrejinha
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Câmara de Vereadores de Igrejinha passa a contar com Procuradoria da Mulher
16/07/2026 às 16:45
Câmara de Igrejinha aprova Dia Municipal de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher
09/06/2026 às 20:05
Câmara de Vereadores terá sessão de aniversário e entrega de prêmio no 9º Igrejinha Mix
04/06/2026 às 13:30
Viacredi Alto Vale recebe boas-vindas e voto de congratulações na Câmara de Igrejinha
28/04/2026 às 20:10
Prazo para regularização do título de eleitor termina em 6 de maio; saiba como fazer
21/04/2026 às 17:20
Câmara de Parobé aprova projetos e reforça demandas por melhorias urbanas
11/02/2026 às 14:40