"NEM TÃO DOCE LAR"
Taquara recebe casa exposição para conscientizar sobre a violência doméstica e familiar
Mostra interativa e gratuita estará aberta à visitação nesta quarta (15) e quinta-feira (16), no Clube Comercial.
Publicado em
15/07/2026 às 16:15
Atualizado em
Taquara recebe, nesta quarta (15) e quinta-feira (16), a casa exposição "Nem Tão Doce Lar", iniciativa que busca sensibilizar a comunidade sobre a violência doméstica e familiar por meio de uma experiência imersiva e educativa. A visitação é gratuita e ocorrerá das 9h às 17h, no Clube Comercial.
A ação é realizada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em parceria com o Lar Padilha, Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDM), Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Prefeitura de Taquara.
Criada em 2006, ano da promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), a "Nem Tão Doce Lar" desenvolve uma metodologia de intervenção coletiva voltada à conscientização sobre as diferentes formas de violência doméstica e familiar.
A casa exposição reproduz os ambientes de uma residência e convida o público a percorrer seus cômodos em busca de pistas que revelam situações de violência vivenciadas por mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+. Ao longo da visita, objetos do cenário e materiais informativos ajudam os participantes a identificar sinais de violência que, muitas vezes, acabam sendo naturalizados ou passam despercebidos no cotidiano.
Além da visitação aberta à comunidade, a iniciativa também promove formações para profissionais que atuam na rede de proteção, contribuindo para o fortalecimento do trabalho integrado entre instituições e para a construção e qualificação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento das violências.
Neste ano, a casa exposição já passou pelos municípios de Novo Hamburgo (RS), Joinville (SC), Santo André (SP) e São Paulo (SP). Após a programação em Taquara, o projeto seguirá para Alegrete, Canguçu, Rosário do Sul, São Borja e Vera Cruz, no Rio Grande do Sul.
A realização da atividade em Taquara reforça o compromisso das instituições parceiras com a promoção dos direitos humanos, a prevenção das violências e o fortalecimento da rede de proteção, incentivando a reflexão e o engajamento da comunidade na construção de uma sociedade mais segura e acolhedora para todos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Município de Taquara
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Município de Igrejinha lança a programação oficial da 23ª Feira do Livro
17/07/2026 às 11:00
Concertos gratuitos à comunidade acontecem de quarta (15) a domingo (19) em Três Coroas
14/07/2026 às 10:40
Varal Solidário reúne comunidade e leva acolhimento às famílias da Fazenda Pires em Parobé
13/07/2026 às 12:45
Lançamento oficial do 12ª Mateartchê acontece no dia 24 de julho em Igrejinha
10/07/2026 às 11:30
Parque de Eventos Almiro Grings receberá a DankenFest de 16 a 19 de julho, em Igrejinha
10/07/2026 às 10:45
Feira do Artesanato e Agricultura Familiar movimentará a Rua Coberta em Taquara
09/07/2026 às 15:55