Portal da Cidade Igrejinha

BENEFÍCIO LIBERADO

Atingidos pela enchente de novembro de 2023 em Taquara podem sacar o FGTS

A população das áreas atingidas deve sacar o seu benefício até o dia 24 de maio.

Publicado em 18/03/2024 às 10:40

Saque deve ser solicitado através do aplicativo do FGTS. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Os moradores de Taquara que foram afetados pela enchente que atingiu o Município em novembro de 2023 poderão realizar o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida foi confirmada através do reconhecimento do Governo Federal sobre a situação de emergência vivida na cidade naquele mês. A população das áreas atingidas deve sacar o seu benefício até o dia 24 de maio.

Esta é a segunda vez que a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, consegue com a União a liberação do benefício para aqueles que tiveram prejuízos com uma enchente no Município. Entre janeiro e fevereiro deste ano, foi liberado o saque do FGTS para moradores atingidos pelas chuvas de setembro de 2023.

“A enchente de novembro causou prejuízos para muitos moradores, que perderam roupas, móveis e eletrodomésticos. Estes recursos serão muito importantes para a comunidade afetada, para que consigam se recuperar”, salienta a prefeita Sirlei Silveira.

Pessoas contempladas a receber o benefício

No documento publicado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o saque do FGTS pode ser feito por moradores dos endereços citados, nos bairros, Eldorado, Empresa (incluindo o Loteamento Olaria), Medianeira e Santa Maria, além de uma região no Distrito de Rio da Ilha.

“Estes endereços foram registrados através de um mapeamento que fizemos durante as cheias de novembro. Se alguma pessoa foi atingida e não teve o seu endereço contemplado, ela deve entrar em contato conosco, para avaliarmos se está nos requisitos para habilitação, e, assim proceder com um terceiro processo de saque do FGTS”, explica o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler. O contato com a Defesa Civil do Município pode ser feito pelo WhatsApp, através do número (51) 99303-8172.

Sobre o saque emergencial do FGTS, o secretário completa que, aqueles que foram atingidos pela enchente de setembro de 2023 e retiraram o benefício, não poderão realizar uma nova retirada. “Segundo a norma do próprio Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é exigido um intervalo de 12 meses entre uma retirada de emergência e outra. Não é algo disponível à Prefeitura, mas sim, vem determinado pela própria Superintendência da Caixa Econômica Federal”, reforça.

Saque do FGTS

Todas as áreas contempladas com o saque emergencial do FGTS estão disponíveis no site da Prefeitura de Taquara, através do link: portaldacidade.co/19b19be341. O procedimento para a liberação do saque do benefício deve ser feito de forma online, através do aplicativo FGTS, disponível nas principais plataformas de aplicativos para smartphones.

Fonte:

Deixe seu comentário