Portal da Cidade Igrejinha

TURISMO

Rota turística internacional “Mundo Gaucho” pode alavancar o turismo gaúcho

A proposta foi apresentada durante audiência pública na Assembleia Legislativa.

Publicado em 11/09/2019 às 01:10

(Foto: Divulgação/ALRS)

(Foto: Divulgação/ALRS)

Representantes de diversas entidades e órgãos ligados ao turismo participaram na manhã desta quarta-feira (11) de audiência pública, proposta pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB). Promovida pela Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembleia Legislativa, a atividade tratou da política estadual de fomento ao turismo gaúcho e teve como principal encaminhamento o apoio à rota turística “Mundo Gaucho”. Com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado - SEDETUR, Ruy Irigaray, foram debatidas as prioridades, oportunidades e perspectivas para o setor.

Em sua fala de abertura, o deputado Dalciso apresentou dados importantes sobre o turismo. “Um levantamento do Conselho Mundial de Viagens e Turismo-WTTC, de 2016 aponta que, no Brasil, o Turismo já representa 8,1% do PIB e gera 2,6 milhões de empregos, o que o evidencia sua importância para o desenvolvimento econômico”, ressaltou. O parlamentar citou, ainda, o Mapa do Turismo de 2017, que apontou 75% dos municípios gaúchos com algum potencial para atividade turística. “Por isso, precisamos integrar ações e programas dos governos estadual e federal, bem como criar novas formas de fomento, como a Lei de Incentivo ao Turismo, pois a iniciativa privada está disposta a investir neste setor cada vez mais promissor para nossa economia”, afirmou Dalciso.

Com relação à proposta da rota internacional do Mercosul chamada “Mundo Gaucho”, principal demanda da reunião, foi sugerido o agendamento de uma reunião no Ministério do Turismo para apresentar e articular o projeto. Conforme o coordenador técnico da FAMURS, Mário Nascimento, a ideia desta rota está inspirada em rotas conhecidas mundialmente como a “Rota da Seda” e o “Mundo Maia”, na perspectiva de ampliar o turismo internacional.

Outra demanda que será pleiteada junto ao governo do estado é o asfaltamento de 40 quilômetros da ERS 020 entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul, importante obra para o desenvolvimento do turismo gaúcho. Uma reunião junto ao DAER para tratar do fretamento turístico para pequenas empresas também foi encaminhada.

O secretário Ruy Irigaray enfatizou a importância da unidade de ação. “Estamos sincronizados, juntos pelo turismo, e assim construiremos um estado ainda mais atrativo”, afirmou ao elencar algumas ações da secretaria como a realização do Fórum Estadual de Turismo, marcado para o dia 30 de novembro, e o Prêmio Turismo/RS, que deverá ocorrer em março de 2020. “Estamos trabalhando fortemente na promoção internacional do nosso Rio Grande do Sul”, garantiu.

A audiência faz parte do cronograma da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho -FRENTUR, cujo objetivo é apoiar a atividade turística nas 27 regiões gaúchas e buscar recursos públicos e privados para o desenvolvimento sustentável do turismo no RS.

Integraram a mesa dos Trabalhos, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray e o deputado Tiago Simon, assim como o Coordenador Técnico da FAMURS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, o Vice-Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem – ABAV, Clóvis Cavalheiro, o representante da Secretaria de Turismo de Gramado, André Vaccari; a Presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, Lenora Horn Schneider. Prestigiaram também os deputados estaduais Carlos Búrigo (MDB), Adolfo Brito (PP), Rodrigo Lorenzoni (DEM), Fernando Marroni (PT) e Eduardo Loureiro (PDT), integrantes da Associação Brasileira de Agências de Viagem - ABAV – RS, do Conetur, da EMATER/RS,de agências de viagem, dirigentes de Departamentos e conselhos municipais de Turismo, secretários municipais, vereadores e prefeitos.

Todos os encaminhamentos da audiência pública serão entregues ao secretário Ruy Irigaray na tarde de hoje durante reunião com deputados integrantes da Frentur.

Fonte:

Deixe seu comentário