Portal da Cidade Igrejinha

ESTRATÉGIA ELABORADA

Gestão responsável: Parque Alto da Pedra é modelo na prevenção à Covid-19

Ações obedecem ao Ministério do Turismo e foram reconhecidas pelo Instituto de Pesquisa de Mercado (Unisinos).

Publicado em 18/02/2021 às 02:35

Parque Alto da Pedra é modelo na adoção de ações de prevenção à Covid (Foto: Divulgação / CSGVL)

Há disposição de álcool em gel em diversos pontos do Parque (Foto: Divulgação / CSGVL)

Adesivos instrutivos também foram aplicados no mirante (Foto: Divulgação / CSGVL)

Delimitações no solo obedecem o distanciamento controlado (Foto: Divulgação / CSGVL)

Equipe afere a temperatura de todos que ingressam no local (Foto: Divulgação / CSGVL)

Mesmo sendo uma área ao ar livre, visitantes do Parque são instruídos a permanecer de máscara (Foto: Divulgação / CSGVL)

O Parque Alto da Pedra, administrado pelo Clube Serra Grande de Voo Livre (CSGVL), voltou a ser notícia em nível estadual. Desta vez não pela sua beleza natural e atrativos turísticos, mas pela proatividade na elaboração de estratégias contra o Coronavírus. Suas ações foram reconhecidas pelo Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM), da Unisinos, e integram o Plano Municipal de Turismo de Igrejinha.

As iniciativas vão desde o expediente em horários reduzidos e definição de limite de visitantes até a delimitação no solo de áreas para permanência de pessoas ou grupos. Ainda, foram criados diversos pontos de distribuição de álcool em gel ao longo da montanha.

Além disso, o Parque investiu na conscientização de sua equipe e turistas acerca dos riscos da pandemia. Por isso, há diversas placas instrutivas no mirante e o time também é responsável por aferir a temperatura corporal de todos que acessam o espaço, bem como por sinalizar a importância do uso de máscaras durante sua permanência no local.

Iniciativas atendem recomendações do Ministério do Turismo

As ações atendem aos padrões de protocolos do Programa Selo de Turismo Responsável, do Ministério do Turismo. Ainda, são norteadas pelo Fórum Regional de Turismo, promovido pela FACCAT, uma vez que há membros em comum entre o grupo e o CSGVL.

Para o presidente do Clube, Carlos Petry, o trabalho no Parque é referência regional. “Nossa preocupação com a pandemia não vem de hoje, afinal fechamos ainda no primeiro trimestre de 2020 e passamos vários meses sem receber público. Neste período, sequer os atletas podiam acessar a rampa. Desde então buscamos novas alternativas e implementamos todas as ações que estão ao nosso alcance. Estamos comprometidos com o turismo responsável”, destaca.

As ações do Parque também são aprovadas pelo Município de Igrejinha. “Desde sua abertura sempre regrou o acesso e a presença de seus visitantes, mantendo-se atrativo e seguro. Esta preocupação sanitária deveria ter sido replicada em outros pontos turísticos, o que fica evidente neste momento em que cidades próximas estão fechando parques e cancelando atrações”, comenta o Secretário de Turismo, Juliano Müller.

SERVIÇO

Sobre o Parque Alto da Pedra

Do cume de seus 750 metros, o Parque proporciona uma imagem incrível de toda a região. Os presentes podem curtir a natureza com estrutura que inclui área de estacionamento, banheiros, internet wi-fi e playground. Vale lembrar que são mais de 20 mil metros quadrados de área à disposição.

O que saber antes de visitar

O Parque está aberto apenas aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. O ingresso custa R$ 5 e há cobrança de meia entrada (R$ 2,50) para moradores de Igrejinha (desde que tenham em mãos seu título de eleitor), Pessoas Com Deficiência (PCD’s) e estudantes (com carteirinha nacional). Já menores de 16 e maiores de 60 anos não pagam para acessar o local.

Como chegar

O Parque Alto da Pedra está situado na localidade de Serra Grande. Seu acesso se dá pela estrada geral da Serra Grande (Estrada da Voluntária, 5805), que liga Igrejinha a Gramado, num trajeto em excelentes condições e 95% asfaltado. Nos metros finais há um trecho íngreme e de terra, mas que pode ser acessado por qualquer tipo de carro ou moto.

Sobre o Clube Serra Grande de Voo Livre - CSGVL

O Clube foi fundado em novembro de 1983, nos primórdios do voo livre no Brasil, colocando Igrejinha em relevância nacional no esporte. Desde então defende o Morro Alto da Pedra, seu potencial turístico e natural.

Atualmente é formado por dezenas de pilotos e tem uma administração voluntária com o objetivo de fomentar o turismo e a prática esportiva na cidade. Além disso, é responsável pela administração do Parque Alto da Pedra.

Fonte:

Deixe seu comentário