Portal da Cidade Igrejinha

TURISMO

Frentur promove videoconferência sobre o presente e o futuro do turismo no RS

A retomada da atividade turística no Rio Grande do Sul se dará pelo turismo interno, com planejamento regional e total atenção aos protocolos de segurança.

Publicado em 12/05/2020 às 06:15
Atualizado em

(Foto: Vanderlei Scherer)

A retomada da atividade turística no Rio Grande do Sul se dará pelo turismo interno, com planejamento regional e total atenção aos protocolos de segurança. Este foi o principal indicativo da reunião Diálogos Virtuais sobre o Turismo em tempos de Covid 19, promovida pela Frentur - Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho na tarde desta segunda-feira (11).

A videoconferência foi transmitida ao vivo pelo Facebook do presidente da Frentur, deputado Dalciso Oliveira (PSB) e contou com a participação dos deputados Carlos Burigo e Luis Henrique Viana, ambos vice-presidentes regionais da Frente. Também acompanhou o debate o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rubens Bender, bem como importantes entidades representativas do setor público e privado do turismo gaúcho, que manifestaram a enorme preocupação com as perdas do setor.

Dalciso destacou que o turismo foi o primeiro setor a sofrer os prejuízos decorrentes da crise do Coronavírus. “Buscamos soluções para minimizar esta situação e continuar gerando emprego e renda”, ressaltou o parlamentar complementando que, embora o RS não seja 100% turismo, na maioria dos municípios há vocação turística. “São 371 municípios que sofrem com a pandemia. Enfrentamos certamente o maior problema da nossa história. Testemunhamos um verdadeiro abandono nas cidades turísticas e estamos aqui para buscar soluções conjuntas. Um momento apreensivo com muitos questionamentos. Como vamos utilizar as oportunidades? Acredito que precisamos intensificar o turismo interno sim”, defendeu.

O Secretário Rubens Bender informou que, neste momento, a secretaria trabalha na construção dos caminhos do RS pós Covid, dialogando com as diversas regiões, uma vez que a regionalização do Turismo é uma estratégia de desenvolvimento econômico. Lembrou que a indústria já perdeu 50% e o turismo muito mais.

Já Mário Nascimento, representante da Famurs, lembrou que o turismo é um setor que vinha crescendo muito no Brasil mas, com a Covid, foi o primeiro afetado e será o último a se recuperar. Afirmou que a retomada se dará pela força do turismo local regionalizado. Disse que, a curto prazo, é primordial estabelecer e fortalecer os protocolos de segurança, bem como orientar os gestores e empreendedores.

O Presidente do sindicato das empresas de turismo - SINDETUR-RS, Danilo Kehl Martins, manifestou sua preocupação com a manutenção das empresas no curto prazo. “Os recursos federais precisam chegar como apoio porque as empresas não têm receita nenhuma”. Já o Secretário de turismo de São Francisco de Paula, Rafael Castello Costa, destacou a importância da infraestrutura para o turismo doméstico. Apelou para que seja efetivado o investimento para que seja possível cuidar da saúde e planejar essa retomada.

O presidente do Sindihotel, Manuel Suarez, reafirmou que é muito importante setorizar o turismo, porque cada região tem características diferentes e devem ter tratamento diferenciado, mas todos dependem da recuperação da economia. “O comércio, a indústria e os serviços precisam ser liberados para iniciarmos a retomada”, alertou. O diretor presidente da Fenac de NH, Márcio Jung, avaliou que o turismo só vai avançar neste momento tomando-se as devidas medidas de segurança. Citou que a Fimec trabalha a ideia de retorno das atividades em setembro, com a realização de feiras e eventos na área.

O coordenador de Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Cássio Falkembach, explicou que a capital trabalha todos os cenários possíveis, buscando a reinvenção do turismo, que deve considerar um cliente mais exigente e mais atento aos seus cuidados. "Estamos atentos aos 16 protocolos que o Ministério do Turismo está desenvolvendo por meio do programa de certificação lançado recentemente", disse. Destacou ainda as políticas municipal e estadual de distanciamento social, afirmando que logo isso vai ajudar na atração de turistas e na recuperação sustentável do setor, com mais segurança e qualidade nos serviços oferecidos.

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos da reunião destaque para a realização de duas atividades ligadas ao setor: requerimento de uma Audiência pública formal e virtual da Frentur, através da Comissão de Economia, Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa (CEDST) e uma reunião com a Sedetur, Embratur, Frentur RS e Frentur Nacional para tratar de ações de planejamento regional, infraestrutura e protocolos de segurança.

Estiveram presentes também na sala virtual da reunião no Cisco Webex a presidente do Comtur de Igrejinha, Adriane Faiffer, o secretário de turismo de Igrejinha, Dirceu Linden, o assessor parlamentar da Fecomercio, Adriano Beuren, e Adriane Hilbig, do POA Convention Bureau, bem como assessores parlamentares, gestores e técnicos da área.

Fonte:

Deixe seu comentário