Portal da Cidade Igrejinha

DESAFIOS DA PANDEMIA

Cartilha orientará acesso às linhas de crédito para o setor do turismo gaúcho

Grupo com diversas entidades fará a elaboração de uma cartilha virtual sobre todas as possibilidades de financiamento e auxílio financeiro para o turismo.

Publicado em 24/06/2020 às 05:35

(Foto: Ramon Lopes)

Com a participação da grande maioria dos setores da cadeia produtiva do turismo do Rio Grande do Sul, a audiência pública promovida nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do RS, por solicitação da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho, presidida pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB), definiu ações importantes a serem efetivadas para ajudar na retomada das atividades do setor, tão prejudicado pela pandemia da Covid-19. Tendo em vista que o maior desafio neste momento é o enfrentamento da situação financeira, a defesa da liberação de linhas de crédito especiais e com condições facilitadas permeou a maior parte do debate.

Assim, foi encaminhado que a Frentur/RS irá propor ações de planejamento regional junto a Secretaria Estadual de Turismo, um processo de replanejamento detalhado do turismo gaúcho, envolvendo todos os atores, tanto em nível estadual como nas 27 regiões de Turismo. Outro encaminhamento importante foi a organização de um Grupo de Trabalho junto com a CEDST, Secretaria de Turismo, Sebrae, Famurs, os bancos públicos do RS (Badesul, BRDE e Banrisul), além de outras entidades interessadas para produzir uma cartilha virtual sobre todas as possibilidades de financiamento e auxílio financeiro para o turismo, com orientações detalhadas para a captação de recursos ao setor durante e após a pandemia.

O deputado Dalciso Oliveira, que coordenou o debate, enfatizou a importância da união e ação objetiva neste momento difícil. “Serão necessárias ações conjuntas e efetivas para ajudar o setor de turismo, que foi um dos primeiros mais afetados e, com certeza, será um dos últimos a se recuperar. Os empreendedores, que geram emprego e renda, precisam de toda a ajuda possível e estamos aqui para isso”, disse.

Abrindo as falas da reunião virtual, o secretário de Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni, falou de algumas ações da Secretaria para o fortalecimento do setor. Ele disse que ainda está ouvindo as demandas da iniciativa privada, a fim de entender os gargalos e os desafios para elaborar políticas públicas que sejam eficientes e eficazes. “Trabalhamos em frentes como a recuperação dos centros de atendimento ao turista (CATs) e, junto ao Badesul, estamos agilizando as linhas de crédito especiais com os programas Fungetur e Prodetur”, explicou.

A coordenadora dos projetos de turismo do SEBRAE – RS, Amanda Bonotto Paim, defendeu que as ações de enfrentamento estejam baseadas em três pilares: 1. Negócios, com a concessão de linhas de crédito para garantir a sustentabilidade dos pequenos negócios; 2. Destinos, pensar o Rio Grande do Sul como um todo e não apenas em nível municipal, por meio de uma política única de segurança de forma integrada para, assim, promover o destino único com qualidade e responsabilidade e, por fim, 3. o Turista, que deverá ter todo um trabalho de conscientização e responsabilidade, possibilitando um turismo responsável.

O Superintendente comercial do BADESUL, César Cardoso, o diretor do Banrisul, Fernando Postal, e o representando do BRDE, Andre Hitler informaram sobre as possibilidades de linhas de financiamento que estão sendo disponibilizadas, como Fungetur, Pronampe e Prodetur .

Ainda se manifestaram a coordenadora de Turismo da ABBTUR, Lenora Schneider, o secretário de Turismo de Gramado, Rafael Carniel, a presidente do POA Convention Bureau, Adriane Hibig, da FAMURS, Mario Nascimento, os deputados vice-presidentes regionais da Frentur/RS, Adolfo Brito, Sebastião Melo, Carlos Búrigo, Eduardo Loureiro, que também falaram de preocupações com relação a situação econômica e o novo cenário para a retomada das atividades turísticas no Estado. O deputado Aloisio Classmann também acompanhou a audiência pública, que contou com mais de 130 participantes na sala virtual, entre elas secretários municipais de Turismo, representantes de Prefeituras, associações, entidades estaduais e empresas ligadas ao setor.

Fonte:

Deixe seu comentário