Portal da Cidade Igrejinha

LITORAL

90 mil veículos são esperados na Free Way rumo ao litoral

Na sexta-feira são aguardados 50 mil veículos e no sábado a expectativa é de 40 mil

Postado em 25/01/2018 às 16:29 |

A concessionária recomenda que os motoristas viajem antes das 14h de sexta ou após as 12h de sábado (Foto: Reprodução/Concepa)

A Triunfo Concepa estima que 90 mil veículos utilizem a Free Way em direção ao litoral norte neste final de semana. Na sexta-feira (26) são aguardados 50 mil veículos. Já no sábado (27) a expectativa é de que aproximadamente 40 mil se desloquem às praias pela rodovia. Para que os motoristas possam programar sua viagem e evitar os períodos de maior movimento, a concessionária recomenda os melhores horários para viajar: na sexta até as 14h e no sábado após o meio-dia. Para a volta do litoral no domingo (28), a indicação é iniciar o deslocamento de retorno à capital e região metropolitana antes das 14h.


Operação Papa Fila
Sempre que necessário, conforme o fluxo nas praças de pedágio de Santo Antônio da Patrulha e Gravataí, a concessionária fará a Operação Papa Fila, que consiste em disponibilizar funcionários para recolherem as tarifas de pedágio já nas filas. Dessa forma, ao passar pela cabine, basta que os motoristas apresentem comprovante de pagamento, o que contribui com a fluidez no tráfego.

Uso do acostamento na ida e retorno do litoral
Desde a temporada passada, o acostamento passou a ser utilizado como faixa adicional de tráfego, sempre que necessário, tanto na ida quanto na volta das praias. Na ida, acontece do km 75 ao 60, em Gravataí. No retorno, do km 1,5, em Osório, ao 26, em Santo Antônio da Patrulha. Para saber se o acostamento está liberado ao tráfego, os motoristas devem ficar atentos à sinalização na rodovia, feita com painéis de luzes piscantes. Quando eles estiverem ativados, o tráfego pelo acostamento é autorizado, mas apenas neste trecho. Ao trafegar no acostamento como faixa adicional a velocidade máxima permitida passa a ser de 70 km/h. A liberação de tráfego no acostamento, bem como sua interrupção, é amplamente divulgada pelos canais de comunicação da concessionária.

Fonte:

Deixe seu comentário