Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE

Testes com pílula anticoncepcional masculina têm 'resultados promissor

Objetivo é que hormônios bloqueiem produção de espermatozoides

Publicado em 20/03/2018 às 05:38

(Foto: Divulgação)

Mesmo cinco décadas após a revolução sexual, a adoção de métodos contraceptivos continua sendo uma atribuição majoritariamente feminina. São elas as encarregadas por impedir a fertilização do óvulo, seja com pesadas doses hormonais ou a radical ligadura. Aos homens existe a vasectomia, mas a técnica é pouco utilizada. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle, está desenvolvendo um anticoncepcional masculino, e os primeiros testes clínicos são promissores.

A nova pílula é conhecida pelo nome químico dimethandrolone undecanoate, ou DMAU. Assim como os contraceptivos orais femininos, o DMAU contém uma combinação de hormônios, com o fim de inibir a produção de espermatozoides.

"O DMAU é um grande passo em direção ao desenvolvimento de um anticoncepcional masculino diário", comentou Stephanie Page, professora de Medicina em Washington, em entrevista ao Guardian.

Tentativas anteriores de anticoncepcionais masculinos provocavam inflamações no fígado e, por desaparecerem rapidamente do organismo, precisavam ser tomadas duas vezes ao dia. O DMAU possui um ácido graxo de cadeia longa em sua composição, que desacelera o metabolismo do medicamento pelo organismo. Assim, apenas um comprimido por dia seria suficiente.

Ao menos é isso o que mostram os resultados dos primeiros testes clínicos realizados com a droga. Em apresentação na conferência anual da Sociedade de Endocrinologia dos EUA, que acontece nesta semana em Chicago, a equipe de Stephanie apresentou dados sobre pesquisa realizada com 100 voluntários, entre 18 e 50 anos, sendo que 83 completaram todas as etapas do experimento.

Diferentes doses e formulações foram testadas. Os voluntários foram divididos em grupos de cinco, que receberam a medicação ou placebos. Eles tomaram as pílulas diariamente, ao longo de 28 dias, junto com a ingestão de alimentos, um requisito para a eficácia da substância.

Na maior dose testada, de 400 miligramas, os resultados indicaram uma "supressão marcante" nos hormônios necessários para a produção de espermatozoides, disse Stephanie. Os baixos níveis de testosterona podem levar à perda de desejo sexual e à fadiga, mas poucos voluntários apresentaram estes efeitos.

"Apesar de terem baixos níveis de testosterona circulante, muitos poucos voluntários relataram sintomas consistentes com a deficiência ou o excesso de testosterona", disse Stephanie.

Entretanto, todos os homens que tomaram o medicamento ganharam peso e registraram queda dos níveis de HDL, o colesterol bom. Mesmo assim, os pesquisadores acreditam que esses efeitos não são motivo para preocupação, já que as funções dos rins e do fígado se mantiveram normais.

"Esses resultados promissores são sem precedentes no desenvolvimento de um protótipo de anticoncepcional masculino", destacou a pesquisadora. "Estudos de longo prazo estão em andamento para confirmar que o DMAU tomado diariamente bloqueia a produção de espermatozoides."

Fonte:

Deixe seu comentário